
A produção de histórias em quadrinhos feita em Roraima foi reconhecida nacionalmente no último fim de semana com a conquista do Prêmio Mapinguari de Quadrinhos, na categoria “Melhor Subproduto ou Adaptação de HQ”. A vencedora foi a Feira Roraimense de Quadrinhos, evento organizado pela iniciativa independente Norte em Quadrinhos e que tem se consolidado como um dos principais espaços de valorização da arte sequencial na região.
Para o quadrinista Rhafa Porto, um dos idealizadores da Feira Roraimense de Quadrinhos, o reconhecimento representa a coroação de um trabalho feito com dedicação. “Como entidade FEIRA, nos sentimos muito gratos desde a indicação. E ganhar o prêmio foi uma consagração de um trabalho árduo que está sendo visto e celebrado. Como pessoa, a sensação é de ‘copa do mundo’. Agora é estourar o champanhe e festejar. O prêmio é nosso!”, comemorou.

O prêmio, criado pelo portal Mapingua Nerd em 2022, tem como objetivo incentivar a produção e difusão de HQs que reflitam a identidade amazônica. Em sua segunda edição, contou com mais de 100 inscritos em oito categorias, premiando desde melhor roteirista até melhor webquadrinho.
A Feira Roraimense de Quadrinhos chegou à sua 4ª edição em abril de 2025, reunindo nomes importantes da cena local e nacional. O evento integra o Circuito Amazônico de Quadrinhos, rede que visa ampliar o alcance da produção nortista e fortalecer a conexão entre artistas e público em todo o Brasil.
Segundo Porto, a edição deste ano foi a maior e mais bem-sucedida desde a criação da feira, em 2023. “Foi tudo muito positivo e gratificante. Já estamos nos preparativos para 2026, 2027, para mais cinquenta anos”, disse.
A organização da feira compartilha atualizações e bastidores pelo Instagram, no perfil @feiraroraimensedequadrinhos.
O post Quadrinhos produzidos em Roraima ganham destaque em premiação amazônica apareceu primeiro em Folha BV.