Brasília teve um fim de semana marcado por intensa movimentação cultural — e também por solidariedade. A campanha Solidariedade Salva, que troca ingressos com desconto por doações de alimentos não perecíveis, arrecadou 7 toneladas em apenas dois dias, na sexta (9) e no sábado (10). Os alimentos serão destinados a pessoas em situação de vulnerabilidade social no Distrito Federal.
Somente no Funn Festival, no Parque da Cidade, foram arrecadadas 4,56 toneladas de alimentos. Já na Arena BRB Mané Garrincha, dois grandes eventos do sábado — o Festival Rock Popular Brasileiro (RPB) e o show Numanice, da cantora Ludmilla — somaram mais 2,46 toneladas: 1,54 tonelada no RPB e 920 kg no Numanice.
“Cada ingresso solidário representa mais do que acesso a um evento — representa um prato de comida na mesa de quem mais precisa. A solidariedade do nosso povo transforma realidades”, afirmou a primeira-dama do Distrito Federal, Mayara Noronha Rocha, idealizadora da campanha.
Coordenada pela Chefia-Executiva de Políticas Sociais, a Solidariedade Salva integra o calendário oficial do Distrito Federal desde a publicação do Decreto nº 46.115/2024, que também instituiu ações como o Agasalho Solidário, o Vem Brincar Comigo e o Nosso Natal.
A campanha alcançou sua maior arrecadação durante uma partida de futebol no dia 20 de março, quando a seleção brasileira enfrentou a Colômbia pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. Na ocasião, 27,7 mil doações foram feitas na Arena BRB Mané Garrincha, tanto por torcedores que optaram pela meia-entrada solidária quanto por quem decidiu doar voluntariamente.
Somente em abril, a Solidariedade Salva beneficiou mais de 9,8 mil pessoas com a distribuição de 2.470 kits alimentares — um total de 24,7 toneladas de alimentos. As doações foram destinadas a moradores de 17 regiões administrativas, incluindo Ceilândia, Sol Nascente/Pôr do Sol, Itapoã, Riacho Fundo, Planaltina, Estrutural, Paranoá, São Sebastião, Gama, Santa Maria, Sobradinho e Lago Sul.
GDF lança 6ª edição da Campanha do Agasalho Solidário
Na última quinta-feira (8), o Governo do Distrito Federal lançou mais uma frente de apoio à população em vulnerabilidade com a abertura da 6ª edição da Campanha do Agasalho Solidário. Também idealizada por Mayara Noronha Rocha e coordenada pela Chefia-Executiva de Políticas Sociais, a ação se estende até 17 de julho de 2025 e tem como meta superar a média das edições anteriores, que arrecadaram cerca de 10 mil itens cada.
A campanha conta com a colaboração de empresas, associações, voluntários e da população em geral. Estão sendo aceitas doações de roupas para adultos e crianças, além de toucas, meias, luvas, calçados e cobertores — todos em bom estado de conservação. Os pontos de coleta estão distribuídos em locais como o Palácio do Buriti, o Anexo do Buriti, secretarias e administrações regionais.
Os pontos de coleta estão distribuídos em locais estratégicos, como o Palácio e Anexo do Buriti, secretarias, administrações regionais, órgãos e entidades públicas. Mais informações estão disponíveis nas redes sociais da Chefia-Executiva de Políticas Sociais e pelo WhatsApp (61) 99195-4079.

Com informações da Agência Brasília