Câmara explica denúncias contra prefeito de Capivari

Em contato com o presidente da Câmara de Vereadores de Capivari de Baixo, Marcelo Muraro (AGIR), o mesmo deu mais detalhes sobre a polêmica que pode resultar no afastamento do prefeito Claudir Bitencourt (PL) das funções.

O parlamentar confirmou que a Comissão de Parlamentar de Inquérito (CPI) foi aprovada nesta segunda-feira (12) por nove votos favoráveis a dois contrários. “Recebemos uma denúncia sobre algumas irregularidades na Educação. Nas denúncias estavam situações envolvendo diretores escolares que estavam em desconformidade com a legislação, irregularidades no pagamento de gratificações a servidores de apoio pedagógico e também irregularidades na nomeação de servidores não habilitados”, explicou Muraro.

De acordo com a atual lei orgânica do município, quando aprovada uma CPI, o prefeito deve imediatamente ser afastado das funções. “Temos até cinco dias para fazer essa notificação. Nossa lei orgânica é um pouco defasada, então existem entendimentos jurisprudenciais que  o afastamento gera discussões, mas estamos ali para cumprir a lei”, destacou o presidente da casa.

Mesmo tendo 10 dias para apresentar a defesa, Claudir será imediatamente afastado assim que receber a notificação da CPI, passando para suas atribuições para a vice-prefeita, Samira Porto (MDB).

As apurações das denúncias, assim como a avaliação da defesa ficou a cargo dos vereadores Heloisa Cardoso (MDB), Pedro Camilo (PP) e Ezequiel de Souza Corrêa (PSDB), membros da CPI definidos em sorteio.

Ainda conforme Muraro, mesmo com as acusações contra a Secretaria de Saúde, é o prefeito que responde as denúncias devido a responsabilidade do cargo. “Mesmo que tenha o entendimento que a responsabilidade é da secretaria, ela foi nomeada. Então ele (prefeito) que responde”, frisou o vereador.

“Sobre os diretores, era exigido um certificado de comprovação. Alguns profissionais foram nomeados sem ter a devida comprovação”, pontua o presidente sobre uma das denúncias. Ao que indica, dois profissionais foram afastados da função.

 

The post Câmara explica denúncias contra prefeito de Capivari appeared first on SCTODODIA.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.