MIDR repassa R$ 6 milhões para ações de recuperação em Lajeado, no Rio Grande do Sul

A Defesa Civil Nacional autorizou, nesta segunda-feira, 12 de maio, o repasse de 6 milhões de reais para ações de reconstrução no município de Lajeado, no Rio Grande do Sul. Os recursos serão destinados à construção de 56 unidades habitacionais que foram destruídas pelas fortes chuvas que assolaram o estado gaúcho em 2023, provocando prejuízos significativos à infraestrutura e ao bem-estar da população local.

Waldez Góes, ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, explica como os recursos podem ser aplicados.

“Os recursos da Defesa Civil podem ser empregados naquele primeiro momento que acontece o desastre pra fazer assistência humanitária, pra dar kits de higiene, alimentação para as pessoas que foram atingidas, que enfrentam as consequências daquele desastre, bem como pra restabelecimento dos serviços essenciais, como, por exemplo, abastecimento de água e desobstrução de vias públicas. Além disso, nós também podemos utilizar o os recursos da Defesa Civil pra fazer reconstrução de infraestruturas públicas destruídas pelo desastre ou ainda de habitações destruídas pelo desastre”.

Os valores destinados a cada município são definidos por critérios técnicos da Defesa Civil Nacional e variam conforme o valor solicitado no plano de trabalho, magnitude do desastre e número de desabrigados e desalojados, entre outros parâmetros.

Para saber mais sobre as ações do Governo federal em Proteção e Defesa Civil, acesse mdr.gov.br.

Reportagem, Janaína Castro
 
]]>

Adicionar aos favoritos o Link permanente.