PCDF deflagra operação contra esquema de fraude fiscal que gerou prejuízo de R$ 27 milhões

photo 2024 08 14 12 51 56

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da Delegacia de Repressão aos Crimes contra a Ordem Tributária (DOT/Decor), deflagrou na manhã desta terça-feira (13) a Operação Distributus, com o objetivo de desarticular um esquema de fraude fiscal estruturada envolvendo empresas distribuidoras de alimentos e bebidas.

A ação policial cumpriu nove mandados de busca e apreensão e 23 de sequestro de bens, incluindo sete imóveis e 16 veículos, além do bloqueio de valores em contas bancárias dos investigados.

De acordo com a investigação, o esquema operava desde 2012 em Águas Claras (DF) e teria causado um rombo de mais de R$ 27,6 milhões aos cofres públicos, por meio de sonegação de ICMS. As empresas envolvidas utilizavam notas fiscais falsas para simular vendas e circulação de mercadorias entre empresas do mesmo grupo, com o objetivo de gerar créditos tributários fraudulentos.

As apurações apontaram ainda que a organização criminosa usava empresas de fachada registradas em nome de “laranjas”, como forma de ocultar os verdadeiros responsáveis e dificultar o rastreamento do esquema. Foram identificadas pelo menos quatro empresas fantasmas e duas com atuação real, estas últimas utilizadas para dar aparência de legalidade às operações.

As medidas desta terça-feira têm como objetivo fortalecer o conjunto probatório do inquérito em andamento, além de apreender bens e identificar o patrimônio obtido ilicitamente, visando o ressarcimento ao erário e a responsabilização dos envolvidos. A PCDF segue com as investigações para concluir a individualização da conduta de cada membro do grupo criminoso.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.