Dia das Mães: Itajaí lidera intenção de gastos

O Dia das Mães deve movimentar o comércio de Itajaí como há muito tempo não se via. De acordo com pesquisa da Fecomércio, o município lidera a estimativa de gastos com presentes em Santa Catarina, com média de R$ 346 por consumidor — valor superior à média estadual, de R$ 307,60, e o mais alto registrado desde 2018.

Entre os itens mais procurados estão roupas (28,4%), perfumes e cosméticos (24,9%) e calçados ou bolsas (15,5%), mostrando que a preferência dos filhos recai sobre presentes que combinam utilidade, carinho e estilo. A maior parte das compras deve ser paga à vista (86%), enquanto 13,1% dos consumidores pretende parcelar, uma leve alta em comparação ao ano anterior, segundo dados da Fecomércio.

Para o comércio local, os números são animadores. “Essa é uma das datas mais importantes para o nosso comércio, e os dados refletem a confiança dos consumidores. Estamos otimistas com o movimento nas lojas de Itajaí”, afirma Bento Ferrari, presidente do Sindilojas.

Ruas cheias, shopping vazio

A expectativa positiva já se reflete nas ruas da cidade. Segundo comerciantes, o movimento vem crescendo desde o início de maio e deve alcançar o pico no sábado (10), véspera do Dia das Mães. “Estamos muito otimistas. No último sábado, tivemos vendas surpreendentes e um ticket médio superior ao ano passado”, relata Carmen Lúcia Soares, comerciante da Avenida Hercílio Luz.

Por outro lado, o cenário é mais cauteloso no Itajaí Shopping. Na última quinta-feira (8), os corredores estavam vazios e a movimentação era tímida, concentrada basicamente na praça de alimentação. “As vendas estão abaixo do estimado. O movimento é menor que no último Dia das Mães”, disse uma vendedora de uma das lojas âncora. Procurada, a administração do shopping não comentou sobre expectativas ou dados de vendas.

Loja física segue favorita

Mesmo com o avanço do comércio eletrônico no país, as lojas físicas continuam sendo a preferência da maioria dos consumidores. Segundo levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 80% dos entrevistados pretendem comprar presencialmente, enquanto 45% apontaram o e-commerce como opção — uma alta de 8 pontos percentuais em relação ao ano passado.

“O consumidor quer sentir, ver e levar o presente na hora. Isso é ainda mais significativo em datas emocionais como o Dia das Mães”, afirma Laerson Batista da Costa, presidente da CDL de Itajaí. A pesquisa destaca também que 40% dos consumidores são influenciados pelas vitrines e 27% consideram o frete grátis um fator decisivo na compra.

O aumento do consumo é visto como reflexo da retomada da confiança e da valorização da experiência presencial. Com o comércio de Itajaí pronto e decorado para a data, a expectativa é que 2025 registre um dos melhores desempenhos de vendas para o Dia das Mães dos últimos anos.

 

The post Dia das Mães: Itajaí lidera intenção de gastos appeared first on SCTODODIA.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.