No dia do aniversário, homem morre afogado na Lagoa da Conceição, em Florianópolis

Na tarde desta quarta-feira (23), um homem morreu afogado na Lagoa da Conceição. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros Militar de SC (CBMSC), a vítima foi avistada boiando na água por um pescador.

Homem morre afogado na Lagoa da Conceição

Homem foi encontrado boiando na Lagoa da Conceição; suspeita é de que morreu afogado – Foto: CBMSC/Reprodução

Morreu afogado no dia do aniversário

Durante um patrulhamento da guarnição dos bombeiros no local, foi avistado o pescador trazendo o corpo para a margem da lagoa. Ainda de acordo com o CBMSC, o homem foi encontrado no local conhecido como altura do 490.

A vítima completou 38 anos bem no dia do incidente.

O local ficou aos cuidados da Polícia Científica, que vai investigar as causas.

Local ficou aos cuidados da Polícia Científica  - CBMSC/Reprodução

1
2

Local ficou aos cuidados da Polícia Científica – CBMSC/Reprodução

Vítima completou 38 anos no dia do acidente  - CBMSC/Reprodução

2
2

Vítima completou 38 anos no dia do acidente – CBMSC/Reprodução

Cuidados para evitar afogamentos

A orientação para locais de água doce como rios, cachoeiras, represas, lagos e piscinas é de que os banhistas procurem regiões cobertas pelo monitoramento de guarda-vidas. Não são todos os ambientes que possuem este serviço, portanto, priorize locais com segurança.

Procure regiões rasas, sem correnteza e evite se banhar sozinho. Atenção redobrada nas crianças.

Em locais de água doce, é importante procurar regiões cobertas por guarda-vidas – Foto: Bombeiros/Reprodução

No caso das piscinas, não permita que crianças fiquem sozinhas e evite deixar brinquedos no local. Outra orientação é de nunca mergulhar de cabeça pois pode causar mortes ou paralisia.

Água Salgada

Um dos principais cuidados na hora de tomar banho de mar é ter um olhar atento às correntes de retorno que formam um corredor de refluxo na direção do oceano.

Em todos os pontos onde há correntes de retorno, os guarda-vidas sinalizam com a bandeira vermelha. Se tiverem duas ou mais bandeiras, ao entrar na água, não tome banho entre elas e, sim, escolha locais distantes da sinalização.

Bandeiras sinalizam locais perigosos para banho – Foto: Reprodução/Google Maps/ND

Caso você se encontre em uma corrente de retorno, nade para o lado. Após conseguir sair da correnteza, aí sim você pode nadar até o raso em direção à praia.

E se eu me afogar?

Para reagir a um princípio de afogamento, o ideal é se manter calmo e respirar. Tente flutuar, mantendo a barriga para cima e o rosto para fora da água, com os braços livres, para que você possa chamar por socorro.

Acione a emergência caso presencie um afogamento – Foto: CBMSC/Reprodução/ND

Caso haja correnteza, da mesma forma, mantenha a calma e não tente lutar contra ela. Em caso de correntezas no rio, deixe suas pernas soltas para que sejam levadas no sentido em que a água está correndo e use seus braços como um leme para se aproximar da margem.

Se você presenciar um afogamento, não tente entrar na água, pois você pode se tornar mais uma vítima. Acione a emergência pelo número 193.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.