Segunda fumaça do conclave é preta e escolha do novo papa segue indefinida

Fumaça preta volta a aparecer na Capela de Sistina. (Foto: Vatican News)

A Capela Sistina voltou a emitir fumaça preta na manhã desta quinta-feira (8), às 6h51 (horário de brasília), indicando que o conclave ainda não chegou a um consenso sobre quem será o novo papa. Essa foi a segunda rodada de votações desde o início da eleição papal, e nenhuma delas resultou na escolha de um sucessor para o trono de São Pedro.

De acordo com as regras do Vaticano, a fumaça preta simboliza que nenhum dos 133 cardeais votantes alcançou os dois terços dos votos necessários — ou seja, pelo menos 89 votos — para ser eleito.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Ao longo do dia, estão previstas mais duas sessões de votação. As fumaças resultantes desses escrutínios são liberadas apenas em dois momentos: às 12h e às 19h no horário local (7h e 14h em Brasília). A liberação de fumaça branca nesses horários é o sinal de que um novo pontífice foi escolhido.

Fumaça preta volta a aparecer e novo Papa não é definido
Preparativos para o Conclave. (Foto: Serviço de imprensa do Vaticano)

Embora o Vaticano não estabeleça um prazo para o fim do conclave, historicamente as decisões não costumam se alongar. Os últimos dez conclaves não ultrapassaram cinco dias. Nos dois mais recentes, o papa foi escolhido já no segundo dia de votações.

O cardeal decano Giovanni Battista Re, de 91 anos, disse esperar que o nome do novo papa seja conhecido ainda hoje. Tradicionalmente, ele presidiria o conclave, mas foi substituído pelo cardeal Pietro Parolin devido à idade.

“Espero que, ao retornar a Roma nesta noite, já encontre a fumaça branca. Estou particularmente feliz por estar aqui no início do conclave, para que o Espírito Santo possa soprar com força e assim seja eleito o papa de que a Igreja e o mundo de hoje precisam”, declarou Battista Re.

Conclaves na história

O conclave mais curto da história ocorreu em 1503, durando apenas algumas horas e resultando na eleição de Júlio II. Já o mais longo foi o de Gregório X, que se estendeu por quase três anos — de 1268 a 1271. Os dois conclaves anteriores, realizados em 2005 e 2013, duraram apenas dois dias.

Caso a votação não chegue a um consenso em 3 dias, ela será paralisada para que os cardeais tenham um momento de reflexão e oração.

O post Segunda fumaça do conclave é preta e escolha do novo papa segue indefinida apareceu primeiro em Folha BV.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.