
Thiago Briglia, produtor e diretor da Platô Filmes, se junta a outros nove produtores brasileiros selecionados para apresentar projetos de filmes em desenvolvimento para investidores e coprodutores internacionais no “Producers Network – Marchè du Film”, promovido pelo 78º Festival de Cinema de Cannes. Thiago Briglia, produtor e diretor de cinema roraimense
Divulgação/Platô Filmes
O produtor e diretor de Roraima, Thiago Briglia, foi selecionado para participar do evento “Producers Network – Marchè du Film”, promovido pelo 78º Festival de Cinema de Cannes, em Paris, na França. Encontro acontece entre os dias 13 e 23 de maio.
✅ Acesse o canal do g1 Roraima no WhatsApp
Thiago é cineasta da produtora roraimense Platô Filmes, responsável por produções de prestígio como “Por onde anda Makunaíma?” (2020) – melhor filme do 53º Festival de Brasília e melhor documentário do 25º Inffinito Brazilian Film Festival (EUA) e “Rabiola” (2021), vencedor dos prêmios de Melhor Filme (público), Melhor Roteiro e Melhor Atuação (júri) no 4ª Festival Olhar do Norte (2022).
O cineasta roraimense se junta a outros nove produtores brasileiros selecionados para apresentar projetos de filmes em desenvolvimento para investidores e coprodutores internacionais. Ao todo, 300 cineastas do Brasil participaram da seleção.
O Brasil é o país homenageado do Festival de Cannes 2025 e a seleção faz parte de uma ação de fortalecimento do cinema brasileiro no exterior, promovida pelo Ministério da Cultura.
“Estou muito feliz por representar a Amazônia e o Brasil neste que é o maior festival e mercado de cinema do mundo, depois do Oscar. Vou levar três histórias de filmes que se passam nas paisagens de Roraima e mostrar para o mundo o potencial do nosso cinema amazônico”, comemora Thiago Briglia.
A presença do roraimense também foi reconhecida pelo Projeto Paradiso, instituto que promove o cinema brasileiro no exterior, que viabilizam consultoria especializada de preparação para o mercado de Cannes, além de patrocinarem a viagem e estadia do cineasta na Europa.
Nas rodadas de negócios do festival de cinema,Thiago Briglia, vai apresentar os projetos de filmes para investidores da Europa, Ásia, África e América do Norte, num espaço reservado para produtores renomados que já lançaram filmes de sucesso nas bilheterias e nas mostras competitivas dos principais festivais de cinema do mundo.
“Estou confiante no êxito dessa experiência em Cannes que além de atrair investimentos financeiros internacionais para os nossos filmes, visa abrir portas para que outros cineastas amazônicos também estejam com mais frequência nesse lugar de destaque”, afirma Briglia.
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.