JOSUÉ SEIXAS
MACEIÓ, AL (FOLHAPRESS)
A Polícia Civil do Rio Grande do Norte confirmou que a morte de uma bebê de oito meses após consumir um açaí com granola em Natal foi causada por envenenamento. A substância encontrada, mediante exame de perícia, foi o chumbinho.
Yohana Maitê Filgueira Costa morreu em 14 de abril. De acordo com relatos de familiares, Geisa de Cássia Tenório Silva, 50, prima da mãe da criança, recebeu o alimento enviado por uma pessoa anônima, por meio de um entregador de moto. Ela comeu e dividiu a granola que acompanhava o açaí, com a bebê.
Geisa ficou internada em estado grave, mas recebeu alta no fim do mês passado.
No momento, a polícia investiga quem teria envenenado o alimento e o enviado à Geisa. Já foram ouvidas testemunhas e outras pessoas seguem sendo intimadas para prestar esclarecimentos, segundo a corporação.
O CASO
A sequência de entregas anônimas à casa da família, no bairro Felipe Camarão, levantou suspeitas. De acordo com os parentes de Geisa, durante três dias consecutivos, a mulher recebeu produtos por meio de motociclistas -todos sem identificação do remetente.
A primeira entrega foi feita em 13 de abril: um urso de pelúcia e chocolates, consumidos por Geisa, que não apresentou nenhum sintoma. No dia seguinte, ela recebeu um açaí com granola. Após comer o alimento, dividiu a granola com a bebê. Ambas passaram mal.
Yohana morreu dentro da ambulância, a caminho do atendimento na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Cidade da Esperança. Geisa foi medicada e recebeu alta.
No dia 15, Geisa teria amanhecido bem e a família ainda não relacionava a morte da criança com as entregas. No entanto, uma nova porção de açaí foi enviada à casa.
Cerca de 15 minutos após o consumo, Geisa voltou a passar mal e foi levada novamente à UPA, sendo depois transferida ao Hospital Regional de Macaíba, onde estava em estado grave, na UTI. Ela recebeu alta no dia 30 de abril.
A partir da nova crise, médicos que a atenderam levantaram a hipótese de intoxicação e orientaram que a família procurasse a polícia, o que foi feito no mesmo dia.