O Hospital São José de Criciúma vivenciou, nesta semana, uma madrugada marcada pela solidariedade e pelo amor ao próximo. Duas captações de órgãos foram realizadas de forma simultânea, algo raro na rotina hospitalar. Os doadores foram dois homens, ambos vítimas de Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico — um deles com apenas 38 anos.
A autorização das famílias permitiu que órgãos como rins, fígado e córneas fossem doados, oferecendo nova esperança para diversos pacientes que aguardam na fila por um transplante.
“Ter duas captações simultâneas já é algo incomum. E o mais marcante foi ver, especialmente no caso do doador mais jovem, uma família em profundo sofrimento conseguir olhar para o outro, pensar no bem que essa decisão pode fazer. Foi um momento muito triste, mas também muito emocionante. Nosso reconhecimento e gratidão a essas famílias, que mesmo na dor, escolheram doar vida”, enaltece a enfermeira da CHT, Renata Mendes Machado.
As entrevistas com as famílias e os protocolos de morte encefálica foram realizados pelas enfermeiras Renata Mendes Machado e Roseli Canella, da Comissão Hospitalar de Transplantes (CHT). Já a coordenação das salas cirúrgicas no momento das captações ficou sob responsabilidade das enfermeiras Franciele Kreutz e Jaqueline Martins.
The post Hospital São José faz captações de órgãos simultâneas appeared first on SCTODODIA.