Dando início às homenagens e comemorações da Semana da Enfermagem, celebrada de 12 a 20 de maio, foi aberta oficialmente, nesta terça-feira (29), a exposição “O Sistema Cofen/Conselhos de Enfermagem mostra a sua grandeza”, no Hall da Taquigrafia da Câmara dos Deputados, em Brasília. A exposição é uma ação do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e reúne, em um painel de 100 metros de extensão, imagens, depoimentos e registros históricos que documentam a atuação decisiva dos Conselhos de Enfermagem durante a pandemia de Covid-19.
“Nesse ano de 2025, nós temos muitas lutas e temos a oportunidade de ter cinco enfermeiros nessa Casa representando essa categoria, que é imensa em números, e que precisa ser reconhecida pela sua magnitude, pela capacidade de transformar vidas, salvar vidas”, falou a deputada federal Ana Paula Brandão, na cerimônia de abertura da exposição. “Essa é a primeira vez que a gente expõe a importância da enfermagem no centro do Poder (Congresso Nacional). A gente escolheu um tema que trouxesse um pouco dessa grandeza da enfermagem, que foi justamente o protagonismo da enfermagem no enfrentamento à pandemia da Covid-19”, afirmou.
Representando o Cofen, o conselheiro federal Antônio Francisco Neto fez questão de frisar a importância do momento. “Este é um momento histórico para a Enfermagem brasileira, pois o parlamento reconhece a importância da profissão. Precisamos avançar com pautas importantes, como a regulamentação da jornada de 30 horas. Precisamos avançar para a aprovação da PEC 19 para que o piso salarial da categoria vire o piso e não o teto, como está hoje”, afirmou.
A deputada Rejane de Almeida, que também é enfermeira, parabenizou a iniciativa e ressaltou que a enfermagem é a maior categoria da área da saúde. “Estamos em todos os serviços do Sistema Único de Saúde, estamos em todos os programas. Ninguém faz saúde nesse país sem um profissional de enfermagem”, destacou.
Ela aproveitou para enfatizar a luta contínua pela valorização da profissão. “Nós temos uma bandeira de luta que é garantir que esses profissionais sejam valorizados nas suas prerrogativas. São várias bandeiras de lutas que ultrapassam questão de piso e jornada de trabalho. A PEC 19 precisa sair dessa Casa, sair do Senado e ganhar as ruas. Temos que garantir a jornada de trabalho de 30 horas semanais, uma bandeira desde o ano de 1955. Porque aqui dentro dessa Casa (Câmara dos Deputados) tem projetos de lei de 1955 garantindo e propondo a jornada de 30 horas para a enfermagem.”
Luta pela PEC 19
Além de revisitar o passado recente, a exposição lança luz sobre os desafios atuais da categoria. A PEC 19/2024, que propõe a fixação de jornada de 30 horas semanais para profissionais da enfermagem e a vinculação do Piso Nacional da categoria a reajustes anuais pela inflação, é hoje uma pauta considerada prioritária.
Com apoio crescente no Congresso Nacional, a proposta ganhou novo impulso com a instalação da Frente Parlamentar em Defesa da Enfermagem, presidida pelo deputado e enfermeiro Bruno Farias. A luta é por mais reconhecimento, melhores condições de trabalho e pela valorização definitiva de uma profissão que é pilar fundamental do sistema de saúde brasileiro.
“Queria pedir aos deputados e senadores que pautem a PEC 19, que vai regularizar e resolver a questão da carga horária dos enfermeiros, técnicos e auxiliares”, declarou o deputado. Uma audiência pública está marcada para o dia 14 de maio para discutir a pauta.
Já o deputado Dorinaldo Malafaia destacou a importância da bancada da enfermagem no Congresso e ressaltou que “é a causa da enfermagem que tem nos colocado para atuar juntos no debate da concretização do piso salarial, na defesa da carga das 30 horas”. O parlamentar aproveitou a ocasião para ressaltar ainda que nós precisamos construir uma agenda com o ministro da Educação para que a gente barre de imediato a ideia de que a enfermagem ou qualquer curso da saúde seja de formação à distância”.
Exposição
O trabalho exaustivo de enfermeiros, técnicos e auxiliares, que enfrentaram um cenário de escassez de insumos, jornadas intermináveis e alta mortalidade, é o centro da exposição na Câmara. Mais do que relembrar, a ação propõe valorizar a coragem e a competência desses profissionais que, muitas vezes sem condições ideais, garantiram atendimento, acolhimento e salvaram milhões de vidas em todo o país.
A pandemia revelou a importância estratégica da enfermagem na saúde pública brasileira. Em resposta rápida à crise sanitária, o Sistema Cofen/Conselhos estruturou comitês de crise, promoveu a aquisição emergencial de equipamentos de proteção, como 600 mil máscaras N95/PFF2, e elaborou protocolos de segurança com base nas diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde.
O legado dessas ações é contado em 10 núcleos temáticos na exposição. Destaques incluem o Observatório da Enfermagem, plataforma que monitorou em tempo real casos de infecção e óbitos entre profissionais, e o programa Enfermagem Solidária, que ofereceu suporte psicológico aos trabalhadores mais impactados emocionalmente.
Imagens fortes, registros da cobertura nacional e internacional — com reportagens publicadas em veículos como The New York Times, The Guardian e Fantástico — e trechos do documentário “Na Linha de Frente”, premiado pela OMS, ajudam a compor o mosaico de memórias. A exposição segue aberta ao público até o dia 9 de maio.
Serviço
Exposição: “O Sistema Cofen/Conselhos de Enfermagem mostra a sua grandeza”
Local: Corredor Teresa de Benguela – Câmara dos Deputados
Data: De 25 de abril a 9 de maio de 2025