Uma operação conjunta foi deflagrada nas primeiras horas desta quarta-feira (30/4) para desarticular células do Primeiro Comando da Capital (PCC) com atuação no Distrito Federal.
O objetivo da operação é impedir a reestruturação da facção paulista na capital federal e desarticular ações criminosas como homicídios, extorsões, roubos, tráfico de drogas e de armas, atribuídas aos integrantes do grupo em diversas regiões administrativas do DF.
Ao todo, 75 policiais cumprem 14 mandados de prisão temporária e 16 de busca e apreensão em Samambaia, Areal, Sol Nascente, Itapoã, Ceilândia, além das cidades goianas de Planaltina de Goiás e Jardim ABC. A ação também conta com o apoio da 18ª Delegacia de Polícia, em Brazlândia.
A operação teve como base investigações anteriores da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco/Decor), que, por meio da análise de provas obtidas em outra ofensiva, identificou o envolvimento de membros do PCC em uma rede criminosa altamente estruturada e hierarquizada, voltada à obtenção de lucro com o tráfico e extorsões.
Dados extraídos de aparelhos celulares apreendidos mostraram que os suspeitos atuavam em funções específicas dentro da organização, promovendo e financiando atividades ilícitas com o objetivo de ampliar o poder da facção na região.