Programa Dedo Verde celebra impacto na formação de jovens e no cuidado ambiental em Boa Vista

O Programa “O Menino do Dedo Verde” completou 32 anos de existência neste mês de abril. Para marcar a data, a foi realizado um evento na manhã dessa terça-feira (29), na sede do projeto, localizada no Horto Municipal de Boa Vista. Com o tema “Dedo Verde e as mudanças climáticas: Qual a mudança você pode fazer hoje para ajudar nosso meio ambiente?”, o evento reuniu apresentações, dramatizações, oficinas e atividades de lazer como tirolesa e exposição de jet ski.

Criado em 14 de abril de 1993, o programa é mantido pela Prefeitura de Boa Vista e tem como foco principal a educação ambiental de adolescentes entre 14 e 17 anos. Ao longo de sua história, já atendeu mais de 21 mil jovens. Atualmente, conta com 180 participantes divididos em turnos matutino e vespertino.

Pôster presente no evento realizado nesta manhã. (Foto: Wenderson Cabral/FolhaBV)

De acordo com a Superintendente de Desenvolvimento Social, Sheila Santana, os adolescentes recebem formação teórica e prática sobre temas ambientais, além de acompanhamento psicossocial e pedagógico. “A equipe é composta por assistentes sociais, psicólogos e pedagogos. O acompanhamento é feito tanto com os integrantes quanto com suas famílias”, explicou. Os jovens recebem bolsa-auxílio de R$ 230, benefício de R$ 180 voltado à segurança alimentar, vale-transporte e fardamento.

Superintendente de Desenvolvimento Social, Sheila Santana. (Foto: Wenderson Cabral/FolhaBV)

Participante do projeto há três anos, a adolescente Ricaeli Oliveira, de 15 anos, relatou a importância da iniciativa em sua rotina. “Aprendemos sobre o cuidado com o meio ambiente, plantio e colheita. É um projeto que contribui com o desenvolvimento dos jovens”, afirmou.

Ela também destacou como o programa contribuiu para sua autoconfiança. “No meu primeiro dia fiquei com vergonha, não conhecia quase ninguém. Mas fui me desenvolvendo. Hoje já consigo ensinar o que aprendi para outros adolescentes”, disse.

Ricaeli Oliveira, uma das integrantes do programa. (Foto: Wenderson Cabral/FolhaBV)

O coordenador do programa, Luis Felipe Gonçalves, explicou que o objetivo é incentivar a consciência ambiental e a valorização do território. “Trabalhamos para promover mudanças de atitude nos adolescentes, reforçando o papel de cada um na preservação ambiental e no reconhecimento do seu entorno”, disse.

Com formação em recursos naturais e atuando como educador ambiental, ele destacou o compromisso da equipe em transmitir valores voltados à sustentabilidade. “Nosso papel é mostrar que cada cidadão pode fazer a sua parte. Pensamos localmente, mas com impacto global. É uma satisfação acompanhar esses jovens com sonhos e realidades diversas e contribuir para que saiam daqui com mais conhecimento e consciência sobre o meio ambiente”, disse.

Luis Felipe Gonçalves, coordenador do Programa Menino do Dedo Verde. (Foto: Wenderson Cabral/FolhaBV)

O Secretário Adjunto de Assistência Social, Gabriel de Paula, destacou a atuação contínua do programa. “O Dedo Verde tem 32 anos de história e contribui na formação de jovens por meio de atividades práticas e educativas. A preocupação com o meio ambiente é um dos focos do trabalho desenvolvido com os participantes.”

Secretário Adjunto de Assistência Social, Gabriel de Paula. (Foto: Wenderson Cabral/FolhaBV)

O post Programa Dedo Verde celebra impacto na formação de jovens e no cuidado ambiental em Boa Vista apareceu primeiro em Folha BV.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.