Servidores do DF discutem relação entre ensino e tecnologia em Manaus

secretário durante visita

Durante três dias (9 a 11 de abril) de imersão em solo amazonense, uma comitiva da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) participou de agenda técnica em Manaus com foco na troca de experiências e na busca por soluções em educação mediada por tecnologia. O grupo, formado por 11 servidores, foi liderado pelo secretário executivo de Educação do DF, Isaias Aparecido. A programação teve início na sede da Secretaria de Educação e Desporto Escolar do Amazonas (Seduc-AM), onde os visitantes conheceram a estrutura do Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam). Referência nacional, o centro é responsável pela transmissão de aulas ao vivo via satélite para milhares de estudantes em comunidades remotas.

Atualmente, o Centro de Mídias atende mais de 25 mil alunos, em mais de 2 mil salas de aula distribuídas por 700 comunidades nos 62 municípios do Amazonas. Cada sala de aula conta com um kit tecnológico e um professor presencial para mediar o processo de aprendizagem. Além das aulas regulares, o Cemeam transmite palestras e cursos de alcance social em parceria com outros órgãos governamentais e com diferentes departamentos da secretaria. A equipe do DF acompanhou de perto como ocorrem as gravações, a logística de transmissão e a atuação dos docentes em estúdios preparados para garantir a qualidade pedagógica mesmo a longas distâncias.

“Ver o Amazonas transformar barreiras geográficas em oportunidades pedagógicas, com uso inteligente da tecnologia, nos inspira a pensar novas estratégias para ampliar o alcance do ensino público no Distrito Federal”, avaliou o secretário executivo Isaias Aparecido.

Imersão em tecnologia

A segunda etapa da visita foi marcada pelo contato direto com a realidade escolar. Na Escola Estadual Milton Bandeira, os integrantes da missão observaram como os estudantes utilizam tablets para acessar conteúdos em uma plataforma digital desenvolvida pela Innyx Tecnologia. A ferramenta, pensada para funcionar inclusive em regiões com internet de baixa velocidade, permite o acompanhamento de aulas, realização de atividades e integração com o corpo docente.

Em seguida, na Escola Estadual Petrônio Portela, a comitiva participou de uma aula de química que utilizava o laboratório móvel Caminhos da Ciência, também da Innyx. O equipamento, que combina autonomia energética, recursos interativos e infraestrutura para experimentação prática, chamou a atenção dos servidores do DF pela aplicabilidade em diferentes contextos escolares. Os visitantes também conheceram as turmas de robótica, em que alunos desenvolvem projetos com foco em pensamento computacional e criatividade. “O que vimos aqui é a educação dialogando com o futuro. Esses laboratórios móveis podem ser um divisor de águas no processo de ensino-aprendizagem, sobretudo em áreas de vulnerabilidade”, destacou Isaias.

 A diretora da Diretoria do Ensino Fundamental, Ana Carolina Albernaz, ressaltou a importância da experiência para o ensino fundamental. “A interação com tecnologias como essas amplia horizontes e proporciona um ensino mais próximo da realidade dos nossos estudantes. Volto para Brasília com a certeza de que é possível replicar práticas com impacto real.” 

Para Claudimary Pires, chefe da Diretoria de Modalidades Especiais da SEEDF, a visita foi estratégica no fortalecimento das modalidades especializadas. “Tivemos acesso a soluções que atendem a uma diversidade de contextos, inclusive para públicos que exigem abordagens específicas. O Amazonas tem conseguido conciliar inovação e inclusão de maneira exemplar”, destaca.

O encerramento da programação ocorreu na sede da Innyx, onde os representantes do DF conheceram as soluções desenvolvidas pela empresa nas áreas de ensino a distância, gestão educacional e conteúdos interativos. “Compartilhar conhecimento é um dos caminhos mais potentes para evoluirmos coletivamente. Receber a equipe do DF e apresentar nossas soluções nos entusiasma e nos desafia a seguir desenvolvendo tecnologias capazes de transformar a educação pública”, afirmou Adler Ismerim, CEO da empresa.

*Com informações da Secretaria de Educação

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