Animais e enchente: Tubarão discute plano de ações

Ações preventivas para situações de emergência e calamidade pública, com especial atenção ao bem-estar animal, foram debatidas por membros do do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-SC) e da Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Tubarão durante a última semana.

O foco do encontro foi o planejamento prévio para garantir respostas eficazes durante eventos críticos, assegurando a proteção de animais silvestres, de grande porte (pecuária) e domésticos.

O especialista Joares May, membro da comissão de desastres do Conselho, conversou de forma exclusiva com o portal SCTodoDia e falou sobre a iniciativa. “Existe um grupo de médicos veterinários com experiência tanto na questão de animais silvestres, como domésticos. Eu tenho experiência em desastres na questão de incêndios, principalmente pelo que aconteceu no Pantanal. Temos também uma professora aqui em Tubarão com uma vasta experiência na questão de enchentes”, detalhou o professor sobre a comissão.

A proposta do CRMV é dialogar com as prefeituras para poder orientar os planejamentos que os municípios devem traçar para responder as adversidades. De acordo com Joares, o objetivo das conversas não é determinar as ações, e sim ouvir as necessidades e entender como é possível auxiliar as cidades, através das normas dos conselhos Federal e Regional de medicina veterinária.

Conforme o Conselho, as conversas com o município de Tubarão vem acontecendo desde o ano passado. Joares destaca ainda, que desde que a comissão foi montada, nenhum incidente foi registrado, mas a ideia é manter a conversa e o planejamento prévio para saber como proceder em caso de alguma ocorrência.

The post Animais e enchente: Tubarão discute plano de ações appeared first on SCTODODIA.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.