CICLOS – Congresso internacional debate o papel do empreendedorismo na agenda climática

ciclo

Entre os dias 7 e 8 de maio, o Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS) realiza em Brasília, a sexta edição do Congresso Internacional de Sustentabilidade para Pequenos Negócios (Ciclos). O evento será o primeiro debate sobre o papel das pequenas empresas como principais atuantes no combate às mudanças climáticas, antecedendo a Conferência das Partes (COP-30), que acontecerá em novembro, em Belém (PA).

Neste ano, o Ciclos será realizado no auditório do Sebrae Nacional, em Brasília, com transmissão simultânea pelo canal do YouTube do CSS. Serão abordados temas como: adaptação climática, financiamento climático, práticas para mitigar emissões e compensação da pegada do gás carbônico, com foco nos desafios e oportunidades para as empresas.

A programação desta edição contará com palestras do cientista e membro da Academia Brasileira de Ciências, José Antonio Marengo Orsini e da diretora da Fractal Consultoria, Linda Murasawa. Também participarão como painelistas o gerente de políticas e instituições para a América Latina da Fundação Ellen McArthur, Pedro Prata, e a fundadora da Ideia Circular, Carla Tennenbaum.

Para o diretor Técnico do Sebrae/MT, André Schelini, a realização do Ciclos ocorre em um momento estratégico, em que os debates sobre mudanças climáticas estarão em pauta no cenário mundial, tendo como principal fator a realização da COP-30 no Brasil.

“A realização do Ciclos representa mais do que um evento. É um chamado à ação. Estamos em um momento crucial, em que os pequenos negócios brasileiros precisam ser protagonistas da agenda climática, não apenas por responsabilidade, mas também pela imensa oportunidade de inovar e crescer em uma nova economia verde. O Sebrae tem atuado de forma estratégica na preparação para a COP-30, conectando conhecimento, soluções e articulações para apoiar empreendedores a se adaptarem às exigências globais, fortalecerem sua resiliência e contribuírem efetivamente para um futuro mais sustentável. Não se trata apenas de mitigar impactos, mas de liderar uma transformação.”, afirma o diretor.

A gerente do CSS, Patrícia Pedrotti, destaca a importância do Ciclos para fortalecer o diálogo sobre a sustentabilidade no país. “O evento busca fortalecer a resiliência dos negócios frente às mudanças climáticas, incentivar a transição para uma economia de baixo carbono, capacitar e sensibilizar empresários e líderes – especialmente das micro e pequenas empresas – a se alinharem às demandas globais e nacionais da agenda climática”, pontua a gerente.

O congresso internacional é a primeira etapa de uma série de eventos que serão realizados pelo Sistema Sebrae em preparação para a chegada da COP-30 no Brasil. Como parte da programação do CSS para a COP-30, ainda estão previstos:
• Inova Amazônia Summit – 21 a 23 de maio, em Macapá (AP);
• StartUp Summit – 27 a 29 de agosto, em Florianópolis (SC);
• Amazon Tech – 04 a 06 de setembro, em Boa Vista (RR);
• Semana do Futuro – 17 a 19 de setembro; em Cuiabá (MT).

Adicionar aos favoritos o Link permanente.