Ex-desembargador deixa defesa de Filipe Martins após recebimento de denúncia da trama golpista

filipe martins advogados stf foto reproducao tv justica.jpg

CÉZAR FEITOZA

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS)

O desembargador aposentado Sebastião Coelho afirmou na noite de quarta-feira (23) que deixou a defesa do ex-assessor da Presidência Filipe Martins, réu sob acusação de planejar um golpe de Estado em 2022.

A decisão foi tomada um dia após a Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) receber, por unanimidade, a denúncia contra Martins e outras cinco pessoas denunciadas pela trama golpista.

Em vídeo divulgado nas redes sociais, Coelho disse que tinha expectativa de que a denúncia fosse rejeitada —e, assim, nem mesmo um processo penal contra Filipe Martins fosse aberto.

Ele conta que já havia comunicado aos demais advogados que compõem a defesa do ex-assessor de Jair Bolsonaro (PL) que iria deixar o caso se o Supremo decidisse abrir a ação penal.

“[Eu informei que] Se o processo continuasse, eu precisaria me afastar um pouco por conta da necessidade de tratar de dois assuntos de ordem pessoal, um deles, inclusive, de saúde”, disse Coelho.

Sebastião Coelho foi um dos advogados do processo contra Bolsonaro e aliados que protagonizou embates com o Supremo. Na sessão em que a Primeira Turma do STF decidiu tornar o ex-presidente réu, o advogado foi impedido de entrar no plenário sem credencial e, após gritar contra seguranças, acabou detido.

A Polícia Judicial fez um boletim de ocorrência contra Coelho por desacato e ofensas e liberou o advogado.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.