Funeral de Papa Francisco será mais simples do que anteriores; entenda

Última aparição pública de Francisco , ontem (20) (Foto: Divulgação)

O funeral de Papa Francisco será inédito na Igreja Católica. Antes de falecer, o pontífice aprovou um escrito que simplifica o processo fúnebre dos líderes do catolicismo. A previsão é de que as cerimônias iniciem na quarta-feira (23) e durem nove dias.

O corpo de Francisco será exibido ao público apenas dentro do caixão, sem o uso de um pedestal elevado, como ocorreu com seus antecessores João Paulo 2º e Bento 16. Essa diretriz também está presente na nova edição do “Ordo Exsequiarum Romani Pontificis”. A cerimônia deverá contar com a participação de chefes de Estado e de Governo. O corpo de Francisco ficará à disposição dos fiéis para visitação na Basílica de São Pedro durante três dias.

Para o sepultamento, o rosto do papa será coberto com um véu de seda branco, e junto ao corpo serão colocados uma bolsa contendo moedas cunhadas durante seu pontificado e um recipiente com o rogito — um documento que descreve os principais momentos de sua vida e papado. Esse texto será lido em voz alta antes do fechamento do caixão. Nos nove dias que sucedem a missa fúnebre, serão celebradas missas em sufrágio da alma do papa, conhecidas como novendiais. Seguindo o protocolo observado na morte de Bento 16, espera-se que o enterro de Francisco aconteça entre o quarto e o sexto dia após sua morte, com as homenagens continuando até o nono dia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Outra mudança introduzida por Francisco na nova versão do livro litúrgico, que também reflete um desejo pessoal, é a possibilidade de flexibilização quanto ao local de seu sepultamento. Diferentemente da tradição, ele será enterrado na Basílica de Santa Maria Maggiore, e não na Basílica de São Pedro, onde estão sepultados cerca de 90 papas. Francisco costumava rezar nessa igreja quando ainda era bispo. Antes dele, Leão 13 também escolheu ser enterrado em um local diferente — a igreja de São João de Latrão, em 1903.

Na Basílica de Santa Maria Maggiore, o rito de inumação será conduzido pelo camerlengo e consistirá no ato de colocar o corpo de Francisco em sua sepultura. A deposição e o fechamento do caixão foram retirados do ritual. Os presentes entoarão a oração Salve Regina (Salve Rainha em latim) e, então, o papa será sepultado. O túmulo ficará em local acessível ao público, permitindo visitas e orações.

O post Funeral de Papa Francisco será mais simples do que anteriores; entenda apareceu primeiro em Folha BV.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.