
A série documental da Netflix ”A Garota Desaparecida do Vaticano (Vatican Girl: The Disappearance of Emanuela Orlandi)” explora o misterioso desaparecimento de Emanuela Orlandi, uma adolescente de 15 anos que sumiu em Roma em 1983.
Filha de um funcionário do Vaticano, Emanuela desapareceu após uma aula de música, e seu caso permanece sem solução até hoje.
A produção examina diversas teorias sobre o desaparecimento, incluindo possíveis envolvimentos da máfia italiana, do serviço secreto e do próprio Vaticano. O Papa João Paulo II, que liderava a Igreja Católica na época, chegou a mencionar o caso publicamente, o que gerou especulações sobre o conhecimento do Vaticano a respeito do ocorrido.
Em 2023, o Papa Francisco ordenou a reabertura da investigação sobre o desaparecimento de Emanuela, atendendo a pedidos da família e de pessoas que se diziam defensoras da transparência. Essa decisão foi influenciada, em parte, pela repercussão da série documental, que reacendeu o interesse do público e trouxe novas informações sobre o caso.
Mas essa não foi a primeira vez que Francisco mencionou o caso. A série aborda como o desaparecimento foi tratado pelo Vaticano, inclusive pelo recém-eleito Papa Francisco.
O irmão de Emanuela Orlandi, Pietro, relatou que recebeu uma resposta, no mínimo, intrigante, ao conversar com o pontífice argentino. Segundo Pietro, Francisco teria dito que ”Emanuela estava no céu”.
Depois desse encontro, o irmão de Emanuela afirmou ter tentado encontrar o pontífice novamente, em busca de algum tipo de explicação, mas o encontro nunca chegou a acontecer.
Anos depois, em 2023, depois que a série foi exibida, o Papa Francisco nomeou o promotor Alessandro Diddi para liderar a nova investigação, com autoridade plena para revisar documentos e testemunhos relacionados ao desaparecimento.
Em junho do mesmo ano, durante a oração do Angelus, o Francisco mencionou publicamente o caso Emanuela Orlandi pela primeira vez desde o desaparecimento, expressando solidariedade à família e estendendo suas orações a todas as pessoas desaparecidas.