Milhares de fiéis acompanham a Via Sacra da Madrugada, em Sabará, ao som das matracas


A centenária Procissão da Penitência, com a imagem de Nossa Senhora das Dores, simboliza o trajeto de Maria acompanhando Jesus rumo ao Calvário. Fiéis no último passo da procissão do Morro, na chegada à Igreja do Senhor Bom Jesus, no ponto mais alto da cidade histórica de Sabará
Divulgação / Tiago Aredes
Milhares de fiéis tomaram as ruas de Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, na madrugada desta sexta-feira (18), para acompanhar a tradicional Via Sacra da Madrugada.
A procissão, que remonta ao século XIX, é considerada uma das manifestações religiosas mais emblemáticas da Semana Santa de Minas Gerais.
O trajeto tem cerca de três quilômetros, partindo da Igreja São Francisco de Assis, no Centro Histórico, em direção à Capela de Nosso Senhor Bom Jesus, no alto do Morro da Cruz.
Com a imagem de Nossa Senhora das Dores nos ombros, os participantes simbolizam o sofrimento de Maria ao acompanhar os últimos passos de Jesus até o Calvário.
Matracas despertam a fé
Matraqueiros oficiais da Semana Santa de Sabará
TV Globo
O início da procissão é marcado pelo som das matracas — instrumento tradicional que ecoa pelas ruas para despertar a população e convocar os fiéis.
“As matracas têm participação importante em várias cerimônias da Semana Santa, inclusive nesta. Elas chamam os fiéis para a procissão e anunciam o tempo de jejum e penitência na Sexta-feira Santa”, explica o seminarista Vanilson Cardoso, responsável pela organização da Via Sacra.
Tradição do século XIX
A Via Sacra de Sabará é uma cerimônia realizada na sexta-Feira da Paixão Cristo desde 1850
Reprodução/TV Globo
A origem da Via Sacra da Madrugada está ligada à antiga “Irmandade dos Passos”, formada pelos Barões de Sabará e Curvelo. Segundo Vanilson, a caminhada tem início na Igreja São Francisco de Assis, construída em 1781, e segue pelas principais ruas da cidade até o topo do morro.
“Do alto se tem uma vista privilegiada do centro histórico, onde é possível vislumbrar a procissão de velas caminhando em silêncio pela cidade”, destaca.
Ao longo do percurso, os fiéis rezam, entoam cânticos e pagam promessas. Quinze estações são marcadas pelo caminho, representando os momentos vividos por Jesus em sua caminhada até o calvário.
Confira imagens da Via Sacra em Sabará:
Fiéis lotam as ruas de Sabará na madrugada de sexta-feira da Paixão de Cristo
Vídeos mais assistidos do g1 MG
Adicionar aos favoritos o Link permanente.