Bandidos estão se aproveitando da boa-fé das pessoas para desviar dinheiro via Pix. Os criminosos têm se reinventado nas estratégias para enganar usuários desatentos. Na tentativa de alertar a população, o delegado de polícia de Criciúma, Márcio Campos Neves, explicou no programa Boa Tarde Cidade, sobre os riscos dos chamados golpes digitais e como evitá-los.
“O estelionatário inventa uma série de conversas fiadas para poder enganar as pessoas. São várias formas, e agora pela internet, isso é um ambiente propício para esse tipo de crime. É muita gente inocente que ignora algumas situações em âmbito virtual e acabam sendo enganadas”, lamenta.
Conforme o delegado, entre os golpes mais praticados, estão o do falso parente pedindo dinheiro. Nesse caso, segundo ele, alguém copia e cola a foto do perfil da pessoa, entra em contato com o parente, geralmente com pessoas mais velhas (pais, mães, avós), informa que trocou de número, alega que está passando por dificuldades e precisa fazer o pagamento de uma conta, pois o limite excedeu. “É então que entra o pedido para fazer a transferência, no caso o pix”, alerta.
Conforme a autoridade policial, é um golpe fácil também de se evitar e orienta que, a melhor forma é fazer uma ligação de vídeo ao solicitante para saber se realmente é ele. “Cabe também às pessoas mais novas, orientar pais, avós, tios para que não façam nenhuma transferência, sem antes consultar algum parente próximo, tirar realmente a dúvida e ter a certeza, para só depois fazer a transação”, ressalta.
Segundo o delegado, ainda é importante redobrar a atenção, quando o usuário recebe ligações se referindo ser de instituições bancárias. “O banco não liga para a pessoa, não pede transação e muito menos pagamento. O máximo que pode acontecer é do gerente da conta solicitar que o cliente compareça na agência bancária”, alerta.
Cai no golpe, o que fazer?
Caso seja vítima do golpe, o cidadão deve ir até a agência bancária e informar os dados da conta usada pelo golpista para que seja travada, em seguida registrar um Boletim de Ocorrência.
The post Golpe de pix: fique alerta para não se tornar vítima appeared first on SCTODODIA.