A Câmara Legislativa aprovou, nesta terça-feira (8), um crédito de R$ 35 milhões para modernização do Programa Jovem Candango, da Secretaria da Família e Juventude do Distrito Federal (SEFJ-DF). Ao todo, o projeto atende cerca de 2 mil jovens com oportunidade de trabalho em áreas administrativas do Poder Executiva. O recurso será destinado à Vice-Governadoria do DF, uma vez que a Secretaria da Família e Juventude não tem estrutura própria.
Os participantes do Jovem Candango trabalham quatro horas por dia no contraturno escolar, com um dia na semana focado em aprendizagem, e recebem meio salário-mínimo, auxílio-transporte, 13º salário, férias, vale-alimentação, seguro de vida, uniforme e crachá.
Segundo o projeto, as novas diretrizes visam fortalecer e modernizar o programa, com ações como a implantação do ponto eletrônico, para registro de frequência dos jovens; reuniões bimestrais de acompanhamento do programa com órgãos participantes; pesquisas de satisfação periódicas com jovens e órgãos parceiros.
A SEFJ criou, ainda, a Rede Distrital do Jovem Candango, um canal de comunicação direta com os jovens contratados, para envio de informações oficiais, convocações, orientações e feedbacks. Esse canal visa entender melhor a realidade dos jovens e aprimorar o programa conforme suas necessidades.
A proposta prevê ainda obrigações para as empresas, como reuniões preparatórias com os jovens abordando temas, como: Estrutura organizacional do Governo do Distrito Federal; Manual de Redação Oficial do Governo Distrito Federal; Estatuto da Juventude do Distrito Federal; Conduta, direitos, deveres e ambientação no serviço público.