Ator da Estônia quebra recorde ao viver 48 papéis em um filme

21917664

Por Yuri Euzébio

Alguns atores de Hollywood são conhecidos por interpretar vários papéis em um mesmo filme, como é o caso de astros como Eddie Murphy, Peter Sellers, Alec Guiness e Jerry Lewis. Murphy, inclusive, já chegou a dar vida a sete personagens diferentes em O Professor Aloprado (1996). Mas o ator Mart Sander, da Estônia, elevou o patamar dessa curiosa arte e entrou para o livro dos recordes ao fazer isso.

Em seu último filme, Dr. Sander’s Sleep Cure (2024), Sander assumiu impressionantes 48 papéis diferentes. Esse é o maior número de personagens interpretados por um ator em um único filme. O ator, que possui uma longa experiência em música e teatro, é conhecido no país do Leste Europeu por apresentar e julgar programas de talentos na TV, como as versões locais do Dança dos Famosos e do The Masked Singer.

Sander não apenas atua nos filmes, como também escreve seus roteiros, compõe as trilhas sonoras, produz, edita e dirige suas obras. Em Dr. Sander’s Sleep Cure sua ideia era interpretar 16 personagens, pois acreditava que esse número seria suficiente para quebrar o recorde, que ele acreditava pertencer à lenda da atuação britânica Alec Guinness, que interpretou oito personagens no filme de humor ácido As Oito Vítimas (1949).

Porém, em suas pesquisas prévias, ele descobriu o recorde a ser batido era muito maior. O ator indiano Johnson George acumulou 45 créditos de personagem no filme de fantasia Aaranu Njan (2018). Sabendo disso, Sander repensou o roteiro do filme para ampliar o número de personagens.

Dr. Sanders’ Sleep Cure se passa em um reino dos sonhos e pesadelos inspirado pelas experiências insones do recordista. O filme não está disponível no Brasil, mas seu trailer pode ser visto em

Estadão Conteúdo

Adicionar aos favoritos o Link permanente.