Quatro PMs são presos após exigirem R$ 2 mil para não multar caminhão irregular em MT


A Polícia Militar abriu um procedimento administrativo para apurar os fatos. Os suspeitos são investigados por concussão, prevaricação e posse de drogas. Os agentes são de Cuiabá, mas estavam alojados em Castanheira
Lucas Ninno/GCOM
Quatro policiais militares de Cuiabá foram presos nesse sábado (29) suspeitos de cobrar R$ 2 mil para liberar um caminhão em situação irregular durante uma abordagem na MT-170, em Juína, a 737 km da capital. Um dos PMs também foi flagrado com drogas durante a revista feita por outra equipe da Polícia Militar.
Em nota, a Polícia Militar informou que abriu um procedimento administrativo para apurar os fatos.
“A Polícia Militar ressalta que não coaduna com nenhum tipo de atividade ilícita por parte de membros da sua instituição e adotará todas as medidas que o caso requer”, diz trecho da nota.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp
Conforme o boletim de ocorrência, o caminhão pertence a um produtor rural do município e é utilizado exclusivamente dentro da propriedade dele. No entanto, precisou ser levado para manutenção em uma oficina na área urbana de Juína.
No retorno, enquanto era conduzido por um funcionário, o veículo foi parado pelos PMs na MT-170. Durante a fiscalização, os agentes identificaram irregularidades e, em vez de aplicarem as notificações cabíveis, exigiram a quantia em dinheiro para liberá-lo.
Em seguida, ao tentar negociar o pagamento via Pix, o pedido foi recusado pelos agentes, que exigiram a quantia em espécie. O funcionário conseguiu o dinheiro emprestado em um posto de combustível e realizou o pagamento, momento em que os policiais o liberaram.
Segundo a polícia, após o ocorrido, as vítimas denunciaram o caso a um policial da região, que acionou o setor de inteligência do 8º Comando Regional. As equipes policiais tentaram localizar os suspeitos em Castanheira, a 780 km de Cuiabá, onde eles estavam alojados, mas foram informadas de que eles já haviam deixado a cidade com destino a Tangará da Serra, a 242 km da capital.
A Polícia Militar de Campo Novo do Parecis localizou os agentes na entrada do município. Durante a abordagem, foram encontradas quatro porções de pasta base de cocaína, uma porção de cocaína e uma de maconha com um dos policiais.
Os quatro militares foram conduzidos para Brasnorte, a 580 km de Cuiabá, e encaminhados ao 8º Comando Regional para os procedimentos cabíveis. Eles serão investigados pelos crimes de concussão (exigir vantagem indevida), prevaricação e posse de drogas. Eles foram encaminhados ao 8º Comando Regional para os procedimentos cabíveis.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.