Prodígio da bateria, paraense de 6 anos sobe aos palcos para tocar em tributo à banda Pink Floyd, em Belém


Aquiles Miguel viralizou ao mostrar habilidades com o instrumento de bateria com apenas seis anos de idade. Aquiles Miguel se destaca no cenário musical paraense
Divulgação
As pequenas mãos impressionam quando revelam as habilidades que Aquiles Miguel, de apenas seis anos, possui com as baquetas. Considerado um prodígio da bateria, o músico paraense tem chamado a atenção de fãs, curiosos e de músicos renomados do cenário do rock nacional e internacional.
Um dos artistas interessados em conhecer mais sobre o desempenho do garoto foi Henrique Penna, baterista do Pink Floyd Project – grupo tributo à banda britânica-, que convidou o pequeno Aquiles para fazer uma participação especial durante uma apresentação do projeto que ocorre neste fim de semana, em Belém.
O show vai ocorrer em uma casa de shows localizada no bairro da Batista Campos, em Belém, onde o público vai poder apreciar o talento grandioso da criança.
O g1 conversou com Hayko Donafa, o pai de Aquiles Miguel – ou Aquiles Drummer, como o chamam de forma artística – que compartilhou detalhes de como surgiu esse gosto pela música.
🎶 Incentivo pela música começou desde o ventre da mãe
Morador do bairro da Pedreira, Hayko Donafa, o pai de Aquiles, contou ao g1 que sempre foi apaixonado por música, em especial, pelo instrumento de bateria.
A decisão de que a criança teria afinidade com o instrumento foi tomada quando, durante um exame de ultrassonografia, foi revelado que um bebê do sexo masculino viria ao mundo, momento em que Hayko decidiu homenagear seu grande ídolo: o baterista Aquiles Priester.
“O nome do Aquiles foi decidido ali mesmo, na clínica”, relembrou.
Aquiles Drummer, de 6 anos, viraliza com habilidades com a bateria
🎶 Um desejo do pai que passou a ser do filho
Assim que a criança foi para a casa após o nascimento, Hayko colocou um vídeo do próprio Prister tocando bateria, uma forma simbólica de dar boas-vindas ao futuro baterista.
Por volta de um ano e seis meses de idade, Aquiles já demonstrava interesse genuíno pelo artista e pelo gênero do rock, e passou batucar baldes, como uma bateria improvisada, o que levou a família a investir na criança.
Mas foi aos quatro anos que a primeira grande oportunidade surgiu: Aquiles se apresentou no ministério da igreja onde Hayko tocava. Com a apresentação compartilhada na internet, o vídeo viralizou e alcançou olhares de quem atua no ramo musical no Pará.
🎶 Menino prodígio como promessa da música no Pará
O ponto de virada na carreira do jovem baterista foi em 2023, quando, com apenas 4 anos, se apresentou ao lado da banda Burning Souls em um tributo ao grupo Stryper. A performance viralizou nas redes sociais e ajudou a lançar o nome de Aquiles Miguel como uma das promessas da música no Pará.
“O primeiro objetivo foi fazer ele gostar da bateria”, explicou Hayko, que contou que ele envolvia Aquiles nos ensaios do ministério e reproduzia vídeos de grandes bateristas, como Buddy Rich, Mike Portnoy, Ricardo Confessore e, claro, Aquiles Priester.
“Foi então que eu comprei uma bateria profissional para o garoto, para incentivar esse sonho que se tornou nosso. E, bem, deu certo!”, afirmou.
🎶 Aquiles Miguel e Aquiles Priester
Aquiles Priester em conversa com Aquiles Miguel
Divulgação
Em fevereiro deste ano, Aquiles fez uma participação no show do Iron Maiden Cover, onde tocou a música “Wasted Years” ao lado do grupo.
Vídeos da apresentação do garoto repercutiram e os admiradores do talento do jovem músico começaram a marcar o ídolo dele, Aquiles Priester, nos comentários.
Hayko relembra que ficou surpreso quando recebeu uma tentativa de contato do próprio bateria, que queria saber mais sobre a história do menino talentoso que recebeu o seu nome.
“Falamos por quase duas horas e ele nos deu muitos conselhos sobre música e sobre a vida. O senhor Priester foi muito gentil com a gente”, comentou, emocionado.
🎶 Foco nos ensaios, mas também nos estudos!
Atualmente, Aquiles segue focado nos estudos musicais e na escola, mantendo uma rotina diária de treinos e aprimoramento técnico. Claro, sem deixar a diversão de lado.
“Eu quero que ele seja um baterista bom, mas sem esquecer que ele é um menino. Alguns já o comparam com o Eloy Casagrande, que começou no mesmo jeito do Aquiles e hoje toca no Slipknot. Ele segue treinando, mas vivendo outras coisas também”.
🎶 Agenda lotada
Aquiles possui um currículo cheio de grandes trabalhos que realizou, como participação em shows de grupos cover de bandas que ele admira. O próximo evento é no show do aniversário de 21 anos do Pink Floyd Project , que vai ocorrer no próximo sábado (29).
Os ingressos e outras informações sobre a programação, pode ser conferida no perfil oficial da casa de show, disponível aqui.
✅ Siga o canal do g1 Pará no WhatsApp
VÍDEOS com as principais notícias do Pará
Confira outras notícias do estado no g1 Pará.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.