Jogador do interior do Pará é um dos destaques do Baré

Em entrevista a FolhaBV, o atleta relatou os percalços que enfrentou por ter origem humilde (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

O lateral-direito Renan Tiago Mendes, de 22 anos, natural de Tomé-Açu, no interior do Pará, atualmente é um dos jogadores destaques do Baré Esporte Clube no Campeonato Roraimense de 20250. Segundo ele, esse momento tem sido de realização, pois há alguns meses chegou a pensar que desistir de seguir a carreira de trabalho de ser jogador de futebol profissional.

Em entrevista a FolhaBV, o atleta relatou os percalços que enfrentou por ter origem humilde que tinha que conciliar os treinos com o trabalho na roça para ajudar no sustento da família. Mas com muita persistência e apoio da família, hoje está retornando ao cenário nacional sendo um dos jogadores destaque do clube no Campeonato Roraimense de 2025, no Baré Esporte Clube.

Primeiros passos

O atleta contou que vem de uma família de quatro irmãos, em que foi o primeiro filho a deixar a casa dos pais em busca de tentar alcançar o seu sonho. Com apenas 14 anos, Renan saiu da cidade de apenas 67 mil habitantes para encarar a grande capital, Brasília.

“Meu pai tinha um primo que morava em Brasília, ele disse que haveria alguns testes por lá e que eu poderia ir para lá que daria me ajudaria dando um suporte enquanto ele realizava os testes”, disse Renan.

Em Brasília, Renan teve sua primeira grande experiência no futebol, passando por testes no Brasiliense, Sobradinho e Real Brasília. Infelizmente, os resultados não foram como desejava. Então precisou retornar à casa dos pais.

Sem desanimar, seguiu disputando torneios amadores na região em que morava dividindo com o trabalho na roça. Foi quando aos 16 anos uma nova oportunidade de realizar um teste no Paysandu, um dos clubes mais tradicionais do Pará.

“Fiz um teste no Paysandu, mas não fiquei, então retornei para casa. Depois voltei novamente para Belém para fazer um teste no Remo, passei e desde então fiquei na base do Remo e fui evoluindo”, disse Renan.

Passagem pelo Remo

Após quase três anos jogando como base pelo Remo, veio o momento mais aguardado de sua carreira. Agora ela finalmente estreava como jogador profissional, ficou algo tão marcante na vida dele que eternizou essa data em uma tatuagem no braço.

Tatuagem com a data em que Renan estreou no Remo
Tatuagem com a data em que Renan estreou no Remo (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Enquanto estava no Remo, Renan recebeu algumas propostas, dentre elas o convite para jogar em Portugal na Série D do Brasileiro, mas o clube inicialmente não quis liberá-lo. Quando finalmente surgiu uma proposta concreta, ele já não via a mudança como vantajosa e recusou. Como consequência, acabou afastado do elenco principal.

Depois foi emprestado ao Santa Rosa para disputar a segunda divisão do Campeonato Paraense.

“Apareceu o Santa Rosa que iria jogar na segunda divisão, aceitei o convite fui para lá. Acabei jogando tive mais minutagem como profissional e conquistamos o acesso, mas não conseguimos o título. Mas pelo menos conseguimos o acesso”, relatou Renan.

Depois disso, ficou sem clube, nesse período ele ainda conseguiu jogar em média de um mês pelo Pinheirense, só que voltou para o interior. Foi quando ele desanimou e pensou até em desistir, pois não apareciam mais propostas, e como não conseguiu finalizar o ensino médio só via o trabalho na roça como saída.

A chegada ao Colorado e a parceria com Walter

Enquanto aguardava uma nova oportunidade, Renan foi procurado por Walter, treinador do Baré. Ele já tinha ouvido falar de Walter, mas o conhecia pessoalmente. O treinador que havia observado o talento de Renan durante os jogos na disputa do Parazão, Campeonato Paraense de Futebol e fez contato.

“Na primeira abordagem, não aceitei, mas depois ele me procurou de novo. Foi quando decidi ouvir a proposta. Me apresentaram um projeto ambicioso, que o Baré vinha para brigar por títulos, e aceitei a causa”, conta o atleta.

Ao chegar em Roraima, conheceu Walter pessoalmente e logo conquistou sua confiança. A pré-temporada foi essencial para a adaptação, já que boa parte do elenco era formada por paraenses, o que facilitou o entrosamento.

Agora nas vésperas do jogo de semifinal do Campeonato Roraimense de 2025, em que ele vai jogar contra o Monte Roraima, mostra a ânsia de ganhar esse time e lá na frente conquistar o título de Campeão do Campeonato.

A expectativa é chegar e ser campeão, não viemos de Belém para passear aqui, Boa Vista é uma cidade bonita, mas não viemos para passear e sim para brigar pelo título. Vamos pegar o Monte Roraima, uma equipe muito forte também, já jogamos contra ele foi um jogo difícil, mas saímos com a vitória e agora vai ser um jogo mais difícil ainda agora na Semifinal”, declarou Renan.

Renan do Baré e Erick do Monte Roraima em disputa de bola na rodade 7 do Campeonato Roraimense - 01.03.2025 - Déborah Nascimento
Renan do Baré e Erick do Monte Roraima em disputa de bola na rodada 7 do Campeonato Roraimense – 01.03.2025 – Déborah Nascimento
Renan do Baré com passe de bola
Renan do Baré com o passe de bola na rodada 7 do Campeonato Roraimense – 01.03.2025 – Déborah Nascimento

O post Jogador do interior do Pará é um dos destaques do Baré apareceu primeiro em Folha BV.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.