Exército publica Código de Ética com regras contra fake news e diretriz para ‘uso correto das redes’

O Exército Brasileiro aprovou uma nova Política de Ética Profissional e de Liderança, além de diretrizes sobre o mesmo tema, que estabelecem normas para orientar a conduta dos militares na sociedade, de modo a reforçar a “respeitabilidade” da Força.
O documento, publicado no Diário Oficial da União na última semana, engloba determinações com objetivo de desenvolver o pensamento crítico do militar, segundo o texto, e para direcionar o uso correto das redes sociais, com ênfase no combate à desinformação.
A publicação com vigência até 2027, ano seguinte às próximas eleições presidenciais, traz uma série de especificações — para que os militares evitem disseminação de conteúdos falsos e estejam cientes sobre crimes virtuais.
“O ambiente digital, com sua velocidade e superficialidade, possui a capacidade de potencializar as limitações da liderança, dificultando a influência e o direcionamento de esforços para alcançar os objetivos institucionais”, diz o documento.
A orientação é que o “líder militar” conheça profundamente o contexto em que atua, cercando-se de assessores zelosos que não sejam “meros repetidores de opiniões alheias, amplamente disseminadas nas redes sociais”, segue a publicação.
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