100 anos do Grupo Globo: 10 curiosidades de Roberto Marinho que você não sabia

Meus amores, estou aqui falando com umas amigas para fazermos uma noite de fondue e vinhos aqui em casa para assistirmos a programação da TV Globo de hoje (25) em celebração aos seus 60 anos de existência, eis que uma delas começou a falar algumas curiosidades do fundador da emissora.

Acontece que, o Roberto Marinho morou na mesma casa por mais de 60 anos. Mudou-se em 1939 para o bairro do Cosme Velho e lá ficou até sua morte. Após o falecimento do fundador da TV globo, o imóvel virou um espaço cultural dedicado à arte e à educação. No local, o público poderá ver mais de 1,4 mil obras que ele reuniu ao longo da vida.

Quando Roberto Marinho fundou a TV Globo no ar, em 1965, ele tinha 60 anos de idade, fase da vida em que boa parte das pessoas pensa em se aposentar, ele estava iniciando uma audaciosa empreitada.

Roberto Marinho foi casado três vezes.Em 1946, ele tinha 42 anos quando se casou com a primeira esposa,Stella de Campos Goulart.. Em 1971, com 67 anos, separou-se de Stella e se casou com Ruth Albuquerque, ligação que durou até 1989. Em setembro de 1991, com 87 anos, Roberto Marinho se casou pela terceira vez, agora com Lily Monique de Carvalho, 16 anos mais nova que ele e uma paixão da juventude.

Ele teve quatro filhos, todos eles são frutos do primeiro casamento, com Dona Stella. Roberto Irineu, o mais velho, é hoje o presidente do Grupo Globo, enquanto o filho numéro 3, João Roberto, é o vice-presidente da emissora. Já o caçula, José Roberto, preside a Fundação que leva o nome do pai, criada em 1977. Seu segundo filho, Paulo Roberto, faleceu em 1970 quando tinha 20 anos.

Em 4 de junho de 1976, a transmissão do Jornal Hoje foi interrompida abruptamente por conta de um grande incêndio que começou com um curto-circuito no sistema de ar-condicionado. O fogo logo se alastrou por dutos e partes das instalações do local, destruindo quase todo o prédio da emissora no Rio de Janeiro, localizada no bairro do Jardim Botânico.

No ano de 1983, “Dr. Roberto” foi premiado com o Emmy de “Personalidade Mundial da Televisão”.

Aos fins de semana, Roberto costumava ficar em uma casa de 13 suítes erguida numa praia particular de Angra dos Reis, no litoral fluminense.

Um grande sonho realizado por Roberto Marinho foram os Estúdios Globo, anteriormente chamado de Projac (abreviação de Projeto Jacarepaguá) foram inaugurados em 1995.

A notícia da morte de Roberto Marinho foi dada no intervalo da transmissão dos jogos do Campeonato Brasileiro. Ele faleceu às 22h30 de 6 de agosto de 2003. O plantão foi apresentado pela jornalista Ana Paula Padrão, que já estava a postos para apresentar o Jornal da Globo, que viria na sequência do futebol.

Na zona sul de São Paulo, uma extensa avenida que liga a Marginal Pinheiros ao Jabaquara ganhou o nome de Água Espraiada. Após a morte do empresário, a então prefeita Marta Suplicy mudou o nome da via para Avenida Jornalista Roberto Marinho como singela homenagem ao comunicador em dezembro de 2003.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.