Descarte corretamente medicamentos vencidos

O que fazer com os medicamentos vencidos ou em desuso? Ao fim do tratamento ou após o prazo de validade, é muito comum as pessoas descartarem seus medicamentos na pia do banheiro, no lixo comum ou até mesmo no vaso sanitário. Mas esse descarte pode contaminar o solo, os rios, lagos, oceanos, podendo contaminar também os lençóis freáticos. 

Portanto, jamais descarte esses produtos em casa. Existem postos de coleta, como por exemplo, as farmácias, com coletores específicos e adequados para receber esse tipo de produto. Após o recebimento, esses medicamentos são enviados para a destinação final adequada. Nos coletores da Clamed, nas unidades da Drogaria Catarinense e da Preço Popular, por exemplo, é possível descartar frascos de xarope, tubos de pomadas e blísteres com cápsulas ou comprimidos.

 “Atualmente são mais de 530 filiais com coletor de medicamentos, mas esse número está constantemente aumentando”, afirma a coordenadora de qualidade e regulatório da Clamed, Renata Lia Frantz.

Outra prática não recomendada é a doação de remédios, “uma vez que não se sabe se os medicamentos foram armazenados nas condições adequadas, o que pode influenciar na qualidade e segurança dos medicamentos”, explica Renata. Se os medicamentos estiverem na validade, para não ocorrer a automedicação, o correto é levar esses medicamentos na farmácia para que seja dada a destinação final correta.

E o que fazer com os recipientes e cartelas vazias? Renata explica que “as embalagens primárias, aquelas que ficam em contato direto com o medicamento como frascos e blísteres, devem ser descartadas no coletor de medicamentos das farmácias, pois possuem resíduos de medicamentos e, por esse motivo, não podem ser recicladas. Já as bulas e caixas de papelão podem ser destinadas à reciclagem.

 

The post Descarte corretamente medicamentos vencidos appeared first on SCTODODIA.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.