Após confirmar morte por febre amarela, Caçapava amplia faixa etária e horário para vacinação


Prefeitura da cidade tem tomado medidas para evitar novos casos da doença, que recentemente matou um homem de 52 anos. Vacina contra febre amarela
Rodrigo Nunes/MS
A Prefeitura de Caçapava anunciou duas medidas nesta semana, para evitar o avanço da febre amarela no município, doença que matou um homem de 52 anos na cidade neste ano. Ele morava no bairro Piedade.
A Secretaria de Saúde de Caçapava anunciou a ampliação da faixa etária que pode ser vacinada e a extensão dos horários de vacinação nos postos de saúde, para que mais pessoas consigam se vacinar com o horário mais flexível de atendimento.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Ampliação da faixa etária
A Prefeitura de Caçapava ampliou a faixa etária das pessoas que podem tomar a vacina contra a febre amarela. Agora, além do público alvo – pessoas de 5 a 59 anos de idade – podem se vacinar:
Crianças a partir de 6 meses: crianças entre 6 e 8 meses recebem a “dose zero”, que não substitui a dose oficial aos 9 meses
Pessoas com 60 anos ou mais: devem procurar uma unidade de saúde para avaliação profissional. Se a vacinação for recomendada, dirigir-se a uma sala de vacina com a autorização assinada pelo profissional de saúde
Gestantes: apenas em casos de alto risco de exposição ao vírus, como residentes em áreas rurais próximas a matas.
Mulheres amamentando bebês de até 6 meses: devem suspender a amamentação por pelo menos 10 dias após a vacinação, com orientação sobre extração e armazenamento do leite.
Além disso, a prefeitura recomenda a vacinação a moradores da zona rural, quem vai viajar para áreas de transmissão, ou para outros países e quem não sabe se já tomou a vacina.
Febre amarela mata homem de 52 anos que morava em Caçapava
Horário de vacinação estendido
A prefeitura também anunciou a ampliação do horário de vacinação nos postos de saúde da cidade.
A ampliação – até às 19h – vale para os dias 25, 26 e 27 de fevereiro e 6, 11 e 13 de março. No dia 8 de março, um sábado, o atendimento para vacinação será das 8h às 14h.
A vacina contra a febre amarela é disponibilizada nos seguintes postos:
Piedade
Caçapava Velha
Nova Caçapava
Sape
Centro
Vila Paraíso
Jardim Rafael
Vila Menino Jesus
Pinus
Aldeias
Para se vacinar, basta levar a carteirinha de vacinação e um documento pessoal.
De acordo com a Prefeitura, apenas 35% do público-alvo está vacinado. Neste ano, foram aplicadas 133 vacinas em janeiro e 124 vacinas em fevereiro.
Mosquito transmissor da febre amarela
Divulgação/SES-TO
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Adicionar aos favoritos o Link permanente.