Museu Metropolitan devolve à Grécia artefato de bronze roubado em 1930

copenhagen 2264992 1280

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)

O Museu Metropolitan de Nova York, o Met, devolveu ao Museu Arqueológico de Olímpia, na Grécia, uma cabeça de bronze de grifo do século 7 a.C. O artefato desapareceu da instituição grega nos anos 1930 e foi vendido, algumas décadas depois, no mercado de arte dos Estados Unidos.

Segundo o Met, a obra foi provavelmente roubada. Ela será devolvida ao ministro de cultura da Grécia em uma cerimônia nesta segunda-feira (24).

Originalmente encontrada pelo curador do Museu Arqueológico de Olímpia no leito de um rio, em 1914, a cabeça de grifo -criatura da mitologia grega com corpo de leão e cabeça de águia- desapareceu cerca de duas décadas depois.

Ela foi comprada pelo colecionador de arte Walter C. Baker, em Nova York, em 1948, e doada ao Met em 1972. Desde 1999, está exposta na galeria de arte grega e romana da instituição.

É o primeiro artefato repatriado pelo Met desde que o executivo Lucian Simmons assumiu, no ano passado, a liderança de uma unidade de pesquisa expandida acerca da proveniência de obras de arte da coleção

Nesta terça-feira (23), também serão devolvidos aos oficiais gregos 11 artefatos recuperados de colecionadores privados pela unidade de tráfico de antiguidades da polícia de Nova York.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.