Bebê que sofreu queimaduras de 2º grau em creche vai mudar de unidade: ‘Não tenho mais confiança’, diz mãe


Criança de 1 ano colocou pés em grade de ferro superaquecido pelo sol na unidade Iracema Arten, em São João da Boa Vista (SP). Prefeitura diz que unidades isolaram áreas de risco. Mãe fala sobre bebê que teve os pés queimados em creche de São João da Boa Vista
O bebê de 1 ano e 4 meses que sofreu queimaduras de segundo grau nos pés na Creche Municipal Iracema de Carvalho Arten, em São João da Boa Vista (SP), vai ser transferido de unidade, segundo a mãe Ana Carolina Lúcio Castoldi. (veja entrevista da mãe no vídeo acima).
📲 Participe do canal do g1 São Carlos e Araraquara no WhatsApp
“[Meu filho] não vai ficar mais na escola, não tenho mais confiança. Eles [escola] trataram a gente com uma forma indiferente”, afirmou.
A criança sofreu graves ferimentos ao pisar em uma grade de ferro de uma caixa de cabeamento de energia, na segunda-feira (17), no bairro Recanto dos Pássaros. O supervisor de ensino da cidade ofereceu a mudança após o ocorrido e a mãe aceitou.
LEIA TAMBÉM: Bebê de 1 ano tem pés queimados ao pisar em grade de ferro em creche no interior de SP
Queimaduras de 2º grau em creche
Bebê tem pés queimados em creche municipal de São João da Boa Vista
Arquivo pessoal
Segundo a prefeitura, o acidente aconteceu na unidade , após a grade ficar superaquecida ao ficar exposta ao sol em horários específicos. A administração municipal informou ainda que prestou apoio à família.
A mãe da criança, Ana Carolina Lúcio Castoldi, disse que uma professora teria faltado e duas assistentes ficaram responsáveis pela turma. Quando a faxineira foi limpar a sala, as crianças foram levadas para um solário ao lado, onde a criança pisou na grade.
“Imagina se ele tivesse tropeçado nessa barra, ou se ele tivesse desmaiado ali na hora de dor, porque a gente foi pesquisar, chega de 70ºC a 90 ºC a calorimetria do objeto. E aí ele teria queimado o corpo inteiro”, afirmou Ana Carolina.
Bebê sofre queimaduras ao pisar em grade de ferro em creche de São João da Boa Vista
Ela disse ainda que não quis falar com a diretora. “Pra gente não perder a cabeça, sabe? Porque é muito triste, muito complicado. Passa mil coisas na cabeça da gente. [Ele] não vai ficar mais na escola, não tenho mais confiança”.
A criança foi atendida no hospital da Unimed e está tratando os ferimentos, que exigem troca diária de curativos para a recuperação.
“Ele tá bem, ele tá respondendo bem ao tratamento. Hoje foi o segundo dia de curativo. Então as bolhas já começaram a secar, mas a gente acredita que ainda vai de uns 10 a 15 dias para ele poder se recuperar 100%”, disse a mãe.
Mais notícias da região:
SAÚDE: Brotas e Santa Rita do Passa Quatro confirmam mortes por dengue e região soma 10 neste ano; veja por cidade
INSPIRAÇÃO: Estudante com paralisia aprovado na UFSCar visita campus e se emociona: ‘Ai, meu coração’
VIOLÊNCIA: Jovem é agredida e ameaçada de morte com machado pelo companheiro em Araraquara
Ana Carolina afirmou que já procurou a Polícia Civil, mas ainda não registrou boletim de ocorrência. Ela foi orientada a pegar um laudo com a Unimed para que o curativo não precise ser aberto no IML.
“Eu acho que alguém precisa se responsabilizar, alguém precisa ser afastado, a estrutura da escola precisa ser ter reformulada. Para que outras crianças e outras famílias não passem por aquilo que a gente tá passando”, afirmou.
Prefeitura adota medidas preventivas
Creche Municipal Iracema de Carvalo Arten em São João da Boa Vista
Google Street View
A prefeitura disse ainda que apura os fatos e adotou medidas preventivas nas unidades da cidade, que foram notificadas para isolar as grades expostas ao sol e revisar possíveis pontos vulneráveis.
“A diretora de Educação, Maria Helena Angelini Santana, destacou que, assim que o caso foi comunicado, a equipe da creche prestou os primeiros socorros e acompanhou a transferência do bebê para atendimento médico. A família recebeu suporte integral, incluindo a transferência da criança para outra unidade municipal, conforme solicitado”, informou a prefeitura em nota.
Julieno Lopes Dominato Vergara, Supervisor de Ensino da Departamento de Educação, informou que as unidades já realizaram ajustes necessários. “Além disso, equipes de supervisão iniciaram vistorias em todas as creches para garantir a aplicação das medidas e identificar melhorias adicionais”, disse no comunicado.
A diretora de Educação afirmou que as unidades foram orientadas a redobrar a atenção com a exposição ao sol e a segurança estrutural. “Reiteramos que a segurança das crianças é prioridade absoluta”.
VÍDEOS DA EPTV:
Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara
Adicionar aos favoritos o Link permanente.