Santa Catarina lidera contratações de estrangeiros

Santa Catarina foi o estado brasileiro que mais contratou trabalhadores estrangeiros em 2024, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Ao todo, foram 18.900 admissões, representando 26,6% do total nacional. O Paraná ficou em segundo lugar, com 17,8 mil contratações, seguido por São Paulo (10,4 mil), Rio Grande do Sul (9,7 mil) e Mato Grosso (2,8 mil).

No Brasil, entre janeiro e dezembro do ano passado, o saldo positivo foi de 71 mil contratações de estrangeiros. Em Santa Catarina, esse número representa 17,7% das 106,3 mil vagas formais criadas no período. Em média, um a cada seis trabalhadores contratados no estado era estrangeiro.

Venezuelanos lideram as contratações em SC

A maior parte das admissões foi de venezuelanos, que representaram 74,7% do saldo, com 14.135 contratações. Em seguida, aparecem trabalhadores da Argentina (1.510), Cuba (1.485) e Haiti (873).

O secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck, destacou que o crescimento do mercado de trabalho catarinense tem sido um atrativo para estrangeiros em busca de oportunidades. “A economia do estado tem crescido acima da média nacional, gerando milhares de empregos. Só o Sine conta com mais de 10 mil vagas abertas em todo o estado”, afirmou.

A maioria dos estrangeiros contratados em 2024 em Santa Catarina são homens com menos de 30 anos e ensino médio completo. O tempo médio de permanência no emprego foi de nove meses, abaixo da média geral de 15 meses.

Cidades que mais contrataram trabalhadores estrangeiros

Entre os municípios catarinenses, Chapecó liderou as contratações, com 2.378 novos trabalhadores, dos quais 85% são venezuelanos, principalmente na indústria de alimentos e serviços. Outras cidades da região Oeste também se destacaram, como Guatambu (753), Concórdia (528) e São Miguel do Oeste (428).

No litoral, as cidades com mais contratações de estrangeiros foram Joinville (2.130), Florianópolis (1.437), São José (901) e Balneário Camboriú (717).

“Os grandes centros urbanos absorvem estrangeiros, especialmente no setor de serviços, enquanto no Oeste a maior demanda está na indústria de alimentos”, acrescentou Dreveck. Cidades como Seara, Xanxerê e Capinzal também registraram um alto volume de contratações.

O secretário de Estado do Planejamento, Edgard Usuy, ressaltou a importância do estado na absorção dessa mão de obra. “Compreender essa dinâmica do mercado de trabalho é essencial para aprimorar políticas públicas e fortalecer a integração desses trabalhadores ao crescimento econômico”, concluiu.

The post Santa Catarina lidera contratações de estrangeiros appeared first on SCTODODIA.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.