Praticar exercício físico à noite pode ajudar a combater a diabetes. Saiba como

Entenda a relação do exercício físico praticado a noite com o combate a diabetes (Foto: Divulgação)

A prática regular de atividades físicas traz inúmeros benefícios para a saúde, independentemente do horário. Porém, um novo estudo publicado no jornal científico Diabetologia revelou que treinar no final da tarde ou à noite pode ser ainda mais eficaz no controle do açúcar no sangue e para combater a diabetes.

Segundo os pesquisadores, esse hábito ajuda a reduzir a resistência à insulina, um fator essencial na regulação dos níveis de glicose e no tratamento da diabetes. De acordo com o estudo, o resultado foi analisado segundo a pesquisa holandesa Netherlands Epidemiology of Obesity (NEO), que foi feita com 775 participantes, entre 45 e 65 anos.

Os pesquisadores avaliaram o nível de sedentarismo, os intervalos de atividade física, o teor de gordura no fígado e a resistência à insulina. Os participantes foram divididos em grupos com base no horário em que praticavam exercícios: manhã (6h às 12h), tarde (12h às 18h), noite (18h à meia-noite) ou atividades distribuídas ao longo do dia.

Os resultados mostraram que quem treinava à tarde apresentou uma redução de 18% na resistência à insulina. Os que se exercitavam à noite tiveram uma redução ainda maior, de 25%.

Além disso, atividades moderadas a intensas foram associadas a uma diminuição do teor de gordura no fígado e à melhora na resposta do organismo à insulina. O estudo revelou também que os participantes que praticavam exercícios pela manhã não apresentaram diferenças significativas específicas no que se trata da diabetes, em relação àqueles que distribuem suas atividades ao longo do dia.

O post Praticar exercício físico à noite pode ajudar a combater a diabetes. Saiba como apareceu primeiro em Folh BV.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.