Aniversário de 267 de Macapá é marcado por tradicional corte de bolo e encontro das bandeiras


Festa começou nas primeiras horas desta terça-feira (4) e segue até a noite com show nacional do pagodeiro Belo.  Aniversário de 267 de Macapá
Fotos Júnior Dantas/PMM
Nesta terça-feira (4), Macapá acordou em clima de festa. O aniversário de 267 da capital contou com uma extensa programação, incluindo corte do tradicional bolo e o encontro das bandeiras, que representam parte da cultura do estado.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 AP no WhatsApp
A festa encerra a noite com show nacional do pagodeiro Belo, além da apresentação do DJ Gigio Boy. O evento ocorre na Praça Jacy Barata Jucá, na área central. 
Missa em ação de graças
A Catedral Histórica de São José de Macapá foi palco da missa em ação de graças comemorativa aos 367 anos de fundação da cidade de Macapá. O momento foi celebrado pelo padre Rafael Donneschi e reuniu centenas de fiéis, além de autoridades da capital e moradores antigos. 
Encontro das bandeiras 
Terminada a missa, foi hora do encontro das bandeiras. O momento marca a união das diferentes culturas do Estado. A ideia por parte da organização é valorizar as diferentes raízes que fazem parte da construção da capital durante esses 267 anos. 
Uma das bandeiras que são levantadas anualmente é a do Marabaixo. A dança é uma das principais manifestações culturais de Macapá.
Valtinete Costaé uma das coordenadoras do grupo Berço da Favela, ela destaca que o encontro é um encontro de gerações, de amor, de fé e devoção à cultura. 
“É uma tradição que vem se perpetuando entre as gerações e entre os grupos. O Encontro das Bandeiras é exatamente esse momento de participar, não só da celebração, mas participar fazendo com que a cultura, a nossa cultura, a nossa tradição esteja concentrando, cruzando as bandeiras dos seus santos padroeiros, em especial a Santíssima Trindade e o Divino Espírito Santo. Hoje, a gente agrega as outras comunidades que fazem parte da capital Macapá. E esse encontro é um encontro de gerações, é um encontro de amor, é um encontro de fé e devoção da cultura”, disse. 
Grupo de Marabaixo Berço da Favela
Mariana Ferreira/g1
Corte do bolo 
Aniversário de 267 de Macapá
Fotos Júnior Dantas/PMM
O ponto alto da programação da manhã ocorreu no “famoso corte do bolo”. Para garantir um pedaço, vale fazer fila, trazer vasilhas e ser ágil, afinal todo mundo quer provar da iguaria. 
Neste ano, o bolo teve 50 metros de comprimento. Para pessoas com deficiências e idosos, a Prefeitura de Macapá distribuiu pedaços de bolos em potes descartáveis. A estrutura foi montada na avenida General Gurjão, entre as ruas São José e Tiradentes, no Centro. 
Festa de encerramento 
Show nacional – Belo e Dj Gigio Boy
Local: Praça Jacy Barata Jucá
Horário: 18h às 1h
Programação de shows
Dj Adriano Neves – 18h
Banda Pegada de Gorila – 19h
Banda Nubia Sousa – 19h50
Belo – 20h30
Dj Adriano Neves – 22h
Dj Gigio Boy – 22h.
AQUI A GALERIA
📲 Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, X (Twitter) e Facebook
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.