Região metropolitana de São Paulo recebe carreatas de mamografia em fevereiro; veja como participar

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)

Neste mês de fevereiro, as Carreatas de Mamografia atenderão mulheres da região metropolitana de São Paulo, incluindo Mogi das Cruzes, Pariquera-Açu, Adamantina, Itajobi e Bariri. A iniciativa é do governo de São Paulo, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, e oferece exames que identificam o câncer de mama de forma gratuita.

O programa, chamado Mulheres de Peito, conta com cinco carreatas e tem o objetivo de ampliar o diagnóstico e o tratamento da doença entre mulheres de 50 a 69 anos, que podem realizar o exame apresentando apenas o RG e o cartão do SUS (Sistema Único de Saúde). Para mulheres fora dessa faixa etária, é necessário apresentar também um pedido médico. As carreatas estarão disponíveis nas cidades até o dia 15 de fevereiro.

Para realizar o exame, é preciso agendar pelo aplicativo do Poupatempo, que mostrará as unidades disponíveis para o agendamento, com data e horário. O serviço é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com disponibilidade de até 50 senhas por dia. Aos sábados, o atendimento ocorre das 8h às 12h, com limite de até 25 mulheres. O exame é rápido, levando cerca de oito minutos.

Em 2024, foram realizados 34.605 exames, um aumento de 40% em relação ao ano anterior, que registrou 24.690 exames.

A mamografia é recomendada para mulheres entre 50 e 69 anos, com acompanhamento a cada dois anos. No SUS (Sistema Único de Saúde), o exame é gratuito para essa faixa etária, sem necessidade de pedido médico.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.