Artista brasileiro Wallace Pato teve sua reserva de hotel em Amsterdã cancelada por ser negro

Que absurdo, gente! Olhem só essa denúncia de um ataque racista que o artista Wallace Pato fez em seu perfil do Instagram, ele recebeu uma mensagem do Hotel Plantage, cancelando sua reserva com a justificativa de que não aceitam pessoas negras na hospedagem.

“Está foi a mensagem que recebi do hotel @hotelplantage quando fizemos a reserva em Amsterdam, EU e Gustavo Sperdião. Pra que não entendeu a mensagem, está escrito: ‘Olá, sua reserva foi cancelada. desculpe, mas não aceitamos pessoas negras no hotel’.

“Holanda eternamente colonialista!!!! Nos deixem em paz!“, implorou Wallace.

O artista havia feito a reserva do hotel via Booking, site que faz a mediação entre hospedagens e hóspedes. O site reúne milhares de hotéis e pousadas ao redor do mundo.

Segundo a reportagem do Splash (UOL), o Hotel Plantage negou ser responsável pela autoria da mensagem e lamentou por “qualquer inconveniente causado ao hóspede” pela mensagem “ofensiva”.

O hotel garantiu que essa mensagem é um phishing scam, ou seja, um texto falso se passando pela instituição. “[O texto] não veio de nosso hotel ou do Booking.com, e descobrimos que um phishing scam estava por trás disso”.

Textos phishing têm o objetivo de enganar o destinatário, para que ele clique em links de vírus ou forneça dados sensíveis como de cartões de crédito ou documentos. Na mensagem enviada para Wallace, a única intenção era a de ofendê-lo.

“Como uma companhia presente em 17 nacionalidades, nós estamos igualmente chocados com isso, e pedimos que o Booking investigue o assunto”, declarou o hotel.

O local ainda informou que a reserva de Wallace nunca foi cancelada. “O hóspede só recebeu uma mensagem privada no Booking.com. Ele foi contatado diversas vezes, mas disse que não sabia em quem e no que acreditar”.

Após os ataques racistas, Wallace e seu amigo não foram ao Hotel Plantage e perderam 570 euros, cerca de R$ 3,5 mil, que haviam gasto em cinco diárias — até agora não devolvidos. Eles tiveram que procurar outro hotel na cidade e tiveram que gastar mais 800 euros, o equivalente a R$ 5 mil.

“Trocamos de hotel em cima da hora para preservar a integridade física, mesmo. Imagina, deixar tudo dentro do hotel depois de receber essa mensagem?”, afirmou à coluna. “Entramos em contato com o Booking, que ignorou e disse que só reembolsaria parte do dinheiro em crédito para usar em outra hospedagem. Fizeram pouco caso e não ligaram para nada”, relatou.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.