Brasil nunca precisou tanto de imprensa de qualidade, diz Barroso

LUCAS MARCHESINI
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS)

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Luís Roberto Barroso, afirmou nesta quinta-feira (23) que o Brasil “nunca precisou tanto de imprensa de qualidade”.

Essa importância, pontuou o ministro, é acentuada pelo momento de ascensão das redes sociais e plataformas digitais.

“A imprensa que confere fatos, que separa fato de opinião e que, sobretudo, tem esse papel importantíssimo que é criar um conjunto de fatos comuns sobre os quais as pessoas formam a sua opinião”, disse Barroso, ao participar do Brazil Economic Forum Zurich 2025, realizado pelo grupo Lide, na Suíça.

Isso fica mais importante, prosseguiu, “nesse mundo em que se formaram tribos polarizadas e cada uma acha que pode criar a sua própria narrativa”.

Para Barroso, é necessário que “mentir volte a ser errado”. “Não adianta nós fugirmos da realidade. Mas, com todas as mudanças, nós precisamos conservar nossos valores, que são o bem, a Justiça, a civilidade e a dignidade de todas as pessoas”, afirmou.

A avaliação do ministro vem depois do alinhamento das principais empresas de tecnologia dos Estados Unidos com o governo Donald Trump, recém-empossado para seu segundo mandato, e o fim da moderação de conteúdo nas plataformas da Meta.

O governo brasileiro discute mudanças nas regras para as grandes empresas de tecnologia no país. Elas não compareceram à audiência pública promovida pelo governo Lula (PT) nesta quarta-feira (22) para tratar da regulação e políticas de moderação das redes sociais.

Tinham sido chamadas para o encontro a Alphabet (Google/YouTube), Discord, Kwai, LinkedIn, Meta, TikTok e X (ex-Twitter).

Adicionar aos favoritos o Link permanente.