Morre o diretor do filme “Duna” e de “Twins Peaks”, David Lynch

Amigas, o mundo do cinema encontra-se de luto, pois acabei de saber por uma amiga que mora nos Estados Unidos que o diretor e roteirista americano David Lynch faleceu na tarde nesta quinta (16).

Ele tinha 78 anos e sua morte foi anunciada pela família do cineasta em suas redes sociais oficiais e a causa do óbito não foi divulgada por seus parentes, que pediram “privacidade” neste momento difícil.

“É com profundo pesar que nós, sua família, anunciamos o falecimento do homem e artista David Lynch. Gostaríamos de ter um pouco de privacidade neste momento. Há um grande buraco no mundo agora que ele não está mais conosco. Mas, como ele diria, ‘Fique de olho no donut e não no buraco’. É um lindo dia com sol dourado e céu azul por todo o caminho”, diz o post da família de Lynch nas redes.

No ano passado, Lynch vinha sofrendo problemas de saúde e confessou que recebeu o diagnóstico com enfisema pulmonar em 2020. Ele contou que fumava cigarro desde os 8 anos de idade e precisou deixar de trabalhar presencialmente na direção de suas obras após descobrir a doença.

“Eu tenho enfisema por fumar por tanto tempo, e por isso estou preso em casa, gostando ou não. E agora, por causa da Covid, seria terrível, para mim, ficar doente, mesmo que seja um resfriado”, disse o diretor em entrevista à revista americana “Sight and Sound” em 2024.

David Lynch foi o autor de obras como o filme “Duna” (1982) e a série “Twin Peaks” (1990) e ainda recebeu um Oscar honorário pelo conjunto de sua obra em 2019. Ele foi indicado três vezes ao prêmio de melhor diretor pelos filmes “O Homem Elefante” (1980), “Veludo Azul” (1986) e “Cidade dos Sonhos” (2001).

Adicionar aos favoritos o Link permanente.