Caminhoneiros denunciam restrições na aduana de Pacaraima

Muitos caminhoneiros chegam a esperar até uma semana no local. (Foto: arquivo pessoal)

Caminhoneiros que atuam na rota entre Brasil e Venezuela denunciaram dificuldades para atravessar a aduana em Pacaraima, na fronteira com o país vizinho. Desde o início deste ano, a Receita Federal estaria liberando a passagem de caminhões apenas uma vez por semana, nos dias às quartas-feiras.

Segundo os relatos, antes, a liberação ocorria diariamente e, posteriormente, foi reduzida para três vezes por semana. A nova restrição tem causado transtornos à categoria, que relata prejuízos financeiros e aumento na espera. Muitos caminhoneiros chegam a esperar até uma semana no local.

“Se chegarmos depois de quarta-feira, temos que aguardar uma semana inteira para seguir viagem. É um impacto direto no nosso trabalho e nas nossas famílias”, afirmou um caminhoneiro que preferiu não se identificar.

A mudança estaria relacionada a um movimento reivindicatório dos auditores-fiscais, que pedem reajuste salarial. Outro motorista destacou que a exigência ocorre exclusivamente na aduana de Pacaraima.

“Nenhuma outra Receita no Brasil tem essa exigência. Se o cara sair de Boa Vista na quarta-feira, ele só vai passar na outra semana. Todo mundo está sendo obrigado a trabalhar dessa forma”, desabafou.

Aduana em Pacaraima nessa terça-feira (14). Vídeo: arquivo pessoal

A Folha entrou em contato com a Receita Federal para obter esclarecimentos sobre a medida e a reinvindicação, além de prazos para a normalização dos atendimentos na aduana de Pacaraima. No entanto, até o fechamento desta matéria, não houve resposta e o espaço segue aberto.

O post Caminhoneiros denunciam restrições na aduana de Pacaraima apareceu primeiro em Folh BV.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.