Resultado do Encceja PPL destaca avanços na educação de jovens em centros socioeducativos

Nesta segunda-feira (13), foi divulgado o resultado do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade (Encceja PPL) 2024, que oferece uma nova oportunidade de conclusão para aqueles que não finalizaram os estudos na idade convencional. O exame, gratuito e voluntário, avalia habilidades e conhecimentos adquiridos tanto no contexto escolar quanto fora dele.

Os jovens inscritos pela Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas) participaram das provas nos dias 15 e 16 de outubro. O exame consistiu em quatro avaliações objetivas, com 30 questões de múltipla escolha cada, organizadas por nível de ensino, além de uma redação. Ao todo, 15 alunos foram certificados, sendo 13 no Ensino Fundamental e 2 no Ensino Médio.

O Encceja também disponibiliza as notas por área do conhecimento, permitindo a emissão de declarações de proficiência para candidatos que não obtiveram a certificação completa por não serem aprovados em todas as áreas avaliadas. Nesse contexto, foram emitidas 149 declarações de proficiência no Ensino Fundamental e 39 no Ensino Médio.

De acordo com a assessora especial de diretrizes socioeducativas, Ana Paula Iris Medeiros, “o exame é uma possibilidade de autoavaliação das competências e garante oportunidades no processo de formação e também no resgate da cidadania desses jovens que buscam uma nova oportunidade”. A certificação obtida por meio do Encceja PPL é considerada um marco importante para a ressocialização, ampliando as perspectivas educacionais e profissionais dos jovens e adolescentes que participam.

O Encceja PPL desempenha um papel essencial na formulação de políticas públicas. Os dados gerados pelo exame servem como base para melhorias no ensino de jovens e adultos, contribuindo para indicadores que apoiam o aprimoramento da educação brasileira, especialmente em contextos como o sistema socioeducativo.

Autor: Da redação com ascom/foto: divulgação 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.