Dados sobre turistas estrangeiros em Roraima são inflados pela migração venezuelana

Dados do Ministério do Turismo não levam em conta a migração venezuelana (Foto: Divulgação)
Observatório Nacional de Turismo mostra detalhes do número de turistas estrangeiros em Roraima no ano de 2024

O Ministério do Turismo divulgou, na semana passada, que o Estado de  Roraima registrou crescimento de 97% na chegada de turistas internacionais no ano de 2024. Foi o suficiente para a notícia ser replicada pela imprensa local e comemorada pelo órgão de turismo do Governo do
Estado como se fosse resultado de seus esforços e investimentos para melhoria do turismo em Roraima.

No entanto, a realidade dos números está longe de ser festejada, pois a divulgação feita pelo Ministério do Turismo não analisou os dados nem a realidade local diante da diáspora venezuelana, em que refugiados entram como turistas para que depois possam seguir para outros estados ou países e até mesmo para depois tentarem a permanência em Roraima como refugiados.

Os dados oficiais apresentados sem detalhamento mostram que 16.278 turistas estrangeiros entraram em Roraima em 2024, sendo 699 estrangeiros somente em dezembro, número 106.19% superior ao registrado no mesmo mês de 2023. São números frios compilados pelo Ministério do Turismo, Embratur e Polícia Federal (PF), os quais foram divulgados no dia 7 passado em tom festivo.

Porém, ao analisar os dados no Observatório Nacional de Turismo (https://paineis.turismo.gov.br/extensions/observatorio/turistas.html), observa-se que, dos 16.278 turistas estrangeiros, foram 8.328 venezuelanos, ou seja, mais da metade do total. É um número maior do que foi registrado em 2023, quando entraram 6.292 venezuelanos. Significa que esses dados refletem mais o aumento de imigrantes fugindo de seu país do que de turistas chegando a Roraima de férias.

Não se trata de um fenômeno novo. Quem quiser conferir os fatos basta ir à noite no Aeroporto Internacional de Boa Vista, onde venezuelanos amontoam-se por todo saguão, muitos deles deitados ou sentados no chão, à espera do voo para sair de Roraima. São imigrantes que chegaram de ônibus ou táxi intermunicipal e que vão seguir de avião para onde estão seus familiares, que se estabilizaram nos locais onde estão e agora mandaram buscar seus parentes.

Apesar da questão da migração em massa venezuelana, a estatística do Observatório Nacional de Turismo mostra o movimento de turistas estrangeiros em Roraima, especialmente da Guiana, totalizando 5.700 guianenses que vieram para Boa Vista e outras cidades no ano de 2024. Depois, na sequência:  329 colombianos, 206 norte-americanos, 139 surinamês, 127 canadenses, 112 argentinos, 105 britânicos, 97 alemães e 91 holandeses.

É com esses números que o trade turístico roraimense tem que trabalhar, pois ainda falta muito para comemorar, de fato, um real aumento do número de turistas estrangeiros em Roraima, que está longe ser uma realidade da forma que foi exposta festivamente nos números frios do governo. A começar pelo fato de, apesar do grande potencial turístico, o Estado sequer dispõe de uma Secretaria de Turismo, limitando-se a manter um departamento acanhado no meio da pasta de Cultura.

*Colunista

  [email protected]

O post Dados sobre turistas estrangeiros em Roraima são inflados pela migração venezuelana apareceu primeiro em Folh BV.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.