Feirão Limpa Nome

feirao serasa limpa nome (1)

[email protected]

Está chegando ao fim o Feirão Limpa Nome Serasa, que dá a oportunidade da população renegociar suas dívidas até o dia 20 de dezembro. Até o momento, R$ 24 bilhões de descontos foram concedidos a 5 milhões de brasileiros. Somente no Distrito Federal, 177.324 dívidas foram renegociadas até o momento, o que representa um aumento de 21,15% em comparação ao mesmo período do ano passado, onde o feirão registrou 146.364 acordos.

Em todo o país, a maior parte dos descontos concedidos foram para dívidas negociadas com securitizadoras (empresas que compram dívidas), totalizando 24,07% do total de acordos. Em seguida estão as dívidas com bancos e instituições financeiras, que registram 23,07%, as empresas de telecomunicação, com 21,51% e por último, as dívidas com varejo, que representam 8,01% do total.

“Nessa época de fim de ano as pessoas buscam organizar suas contas para começar o ano novo com um planejamento financeiro melhor. Além do crescimento da inadimplência, que vem acontecendo nos últimos anos, vemos com bons olhos a busca das pessoas pela negociação das dívidas para poder conquistar seus sonhos”, destacou Fernando Gambaro, especialista em educação financeira do Serasa.

Pelo site oficial do Serasa Limpa Nome a população consegue consultar suas dívidas e negociá-las com até 99% de desconto. Também existe a opção de juntar as dívidas em um só boleto para serem pagas de uma vez só. A empresa tem parceria com mais de 1 mil marcas e instituições financeiras, entre elas: Claro, Oi, Vivo, Carrefour, Riachuelo, Mercado Pago, Itaú, Santander, Inter, Banco do Brasil e Nubank.

Aqueles interessados em limpar o nome e ficar livre das dívidas podem procurar também as agências dos Correios, que também estão realizando o serviço junto à Serasa. Além das agências, espalhadas por todo o DF, também há a opção de procurar os serviços pelo aplicativo da empresa, disponível no Google Play Store, para o sistema android, e no App Store, para o sistema iOS.

Para o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, o feirão pode ajudar diversos brasileiros e brasileiras a retomarem seu poder de compra, já que o serviço auxilia as pessoas a resolverem suas pendências de forma acessível e simples. Segundo Fabiano, a parceria com a Serasa pode trazer alívio financeiro a milhares de famílias além de impulsionar a economia brasileira.

É preciso ficar atento também aos golpes que ocorrem nesse período. Aos que procuram os canais oficiais da Serasa é recomendado conferir se o link contém “serasa.com.br” ou se os telefones são estes: (11) 99575-2096 ou 3003-6300. Verifique a autenticidade do boleto ou da chave Pix com o validador de pagamento da Serasa e em caso de identificação de fraudes, denuncie através do site do feirão.

Dívidas

Em entrevista ao Jornal de Brasília, o jornalista Pedro Fonseca, de 28 anos, contou que já conseguiu reduzir o valor de suas dívidas, as quais afetaram significativamente a sua rotina por um grande período de tempo. Um empréstimo feito por um parente, no nome dele, foi o motivo do endividamento. “Existem algumas pendências das quais ainda não consegui me organizar para quitar”, explicou.

Questionado a respeito do Feirão Limpa Nome, ele respondeu que já recebeu e-mails sobre o serviço e que tem conhecimento sobre a renegociação, mas que ainda não teve tempo para procurar a empresa e buscar uma solução. “A correria do dia a dia já é tanta que eu acabo me desligando e esquecendo dessas dívidas, mas em breve eu pretendo quitá-las”, comentou à reportagem.

Ao JBr, Eduardo Trigueiro, educador Financeiro do Sicoob, explicou que para negociar dívidas é preciso que, antes de tudo, a pessoa entenda se é devedora ou se está no estágio de inadimplência. “O endividamento controlado, compatível com o orçamento pessoal, não é necessariamente uma situação ruim. A situação se complica quando a pessoa está inadimplente, ou seja, não consegue cumprir com seus compromissos financeiros”, contou.

Em ambos os casos é possível seguir com renegociações, seja para aliviar o orçamento e continuar com perspectiva de pagamentos adimplentes no futuro, ou para ajustar o compromisso financeiro e voltar a honrá-lo. Para organizar os gastos e evitar a inadimplência é preciso elaborar um orçamento pessoal, que mostrará os ganhos e gastos por determinado período.

“Caso a percepção seja de que os gastos estão próximos dos rendimentos ou até superiores, analisar que tipo de gasto pode ser eliminado. A organização dos gastos depende do que cada pessoa entende como prioridade em sua vida. Não há uma receita pronta e que possa ser aplicada em todas as realidades, é necessário que o devedor/inadimplente faça essa análise de sua própria situação”, acrescentou o educador Eduardo.

Saiba Mais

O balanço parcial divulgado pela Serasa na última segunda-feira (16) registrou 180 mil negociações por dia, em todo o país, nesta 32ª edição do feirão, que teve início em 28 de novembro. O pico foi no dia seguinte, 29 de novembro, que contabilizou 458 mil acordos em apenas 24 horas, sendo este o recorde da instituição em feirões. A data coincidiu com o pagamento da primeira parcela do 13º salário dos trabalhadores brasileiros.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.