Natal deve movimentar R$ 992 milhões

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De acordo com uma pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF), as vendas de Natal devem movimentar R$ 992 milhões na economia local. Impulsionado pelo aumento do ticket médio e da intenção de compra dos consumidores, a data pode registrar um crescimento de até 9% em comparação com o ano passado.

Segundo o presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, esse resultado positivo está ligado aos reajustes salariais nos setores público e privado, que ampliaram a massa salarial, além da redução do desemprego no Distrito Federal. “Um reflexo desse cenário é o desempenho do varejo: de janeiro a setembro deste ano, registramos um crescimento de 5,5%, em contraste com a retração de 0,4% em 2023”, explicou.

Entre os lojistas, 77% possuem expectativa de aumento nas vendas, outros 18,8% esperam manter o mesmo volume e apenas 4,2% têm perspectiva de queda. Diante da chegada do fim de ano, os lojistas investiram no aumento dos estoques (82,1%) e na adoção de estratégias para atrair os clientes (94,9%), entre elas as promoções, propagandas, maior diversidade de produtos e vitrines temáticas.

Em entrevista ao Jornal de Brasília, o gerente da loja Aventure, no JK Shopping, João Vitor de França, contou que a equipe está esperançosa para as vendas de Natal pois o mês de novembro já apresentou um crescimento considerável. “Vimos uma estagnação nos últimos anos, então ao ver um crescimento a expectativa aumenta”, relatou. Apesar do otimismo, a movimentação de clientes na loja ainda é menor que no ano passado.

Parte da estratégia da Aventure é estar atualizada com relação ao mundo da moda e atenta à demanda da população. “Trabalhamos sempre buscando a moda que está em alta e o que nossos clientes estão procurando. A aposta sempre é maior nos looks festivos, tendo em vista que acontece muita confraternização, festas e festividades em geral”, explicou João Vitor à reportagem.

A loja não aposta em promoções exclusivas para o Natal, mas está incluída em sorteios que o JK Shopping promove. Nesta época do ano, a Aventure costuma vender muitos vestidos, curtos e longos, que variam de R$ 89,90 a R$ 249,90. “Temos bastante opção no interior das nossas lojas a partir de R$ 29,90 que são ótimas para presentes de final de ano”, destacou o gerente do local.

Ao JBr, o gerente de marketing do grupo Fujioka, José Neto, contou que a marca está alinhada com as expectativas do mercado e que a tendência é que a movimentação nas lojas aumente depois do quinto dia útil do mês. Os produtos mais vendidos no fim de ano são smartwatches, celulares, TVs, fones de ouvidos, caixas de som bluetooth, airfryer e notebooks, todos a partir de R$ 99.

“Nossas lojas já estão em clima de Natal, com pilhas de produtos e as melhores ofertas em todas as linhas para atender todos os nossos clientes. Além de mídias on e off para divulgar essas ofertas. O Fujioka trabalha com produtos das maiores e melhores indústrias do mundo”, contou o gerente. A mídia on é aquela feita através da internet e a mídia off é aquela feita por meios tradicionais como TV e rádio.

Para o Pátio Brasil, o cenário também é otimista. O superintendente do shopping, Augusto Brandão, relatou que o comércio vem apresentando resultados animadores desde o mês de outubro: “Tivemos a melhor Black Friday dos últimos anos e acreditamos que o crescimento das vendas, comparado ao ano passado, vai passar de 9%. Tivemos aumento no fluxo de clientes diante das datas especiais, eventos na cidade e chegada de novas lojas”.

Com o intuito de atrair a população, o Pátio Brasil busca oferecer conforto, comodidade e atrações para a data festiva, com ações como a inauguração da decoração natalina, a chegada do Papai Noel e o sorteio de Natal – que começa a partir do dia 11. “Nossa decoração natalina está tendo ótima repercussão junto aos nossos visitantes, tanto por sua beleza, elegância e respeito ao aspecto lúdico do Natal, quanto pelas atividades interativas”, explicou Augusto.

Consumidores

A pesquisa aponta que 85,9% dos consumidores planejam presentear neste Natal, contra 64,5% registrado no ano passado. O ticket médio aumentou 14,8%, passando de R$ 345,26 em 2023 para R$ 396,67 em 2024. Os homens pretendem gastar um valor médio de R$ 419,79 em presentes, enquanto as mulheres planejam gastar cerca de R$ 375,79. Os dados também revelam que 55% da população pretende realizar as compras em shoppings e lojas físicas.

Maria Clara Nunes, 35 anos, resolveu comprar os presentes de Natal da família logo agora, no início do mês, para aproveitar o salário que já recebeu. Ela foi ao Terraço Shopping, na Octogonal, e comprou o presente do filho de 3 anos, da mãe e do pai. Para o filho, um brinquedo de R$ 60, para a mãe e para o pai, peças de roupas que custaram de R$70 a R$150.

“Gosto de comprar bem antes do dia do Natal porque quando a data se aproxima os shoppings ficam todos lotados. Se a gente compra de última hora também tem a chance de encontrar produtos não tão bons quanto aqueles que a gente procura, os produtos remanescentes né. Aproveitei para vir hoje e fazer as compras com calma”, declarou. Maria não conseguiu desconto nos presentes, mas considera que as aquisições ficaram “em conta”.

Segundo o levantamento da Fecomércio-DF, vestuário e acessórios estão no topo das preferências de presente, representando 24,1% dos entrevistados. Em seguida estão os brinquedos, com 21,7%, seguido de calçados (16,2% e cosméticos e perfumes (14,4%). As compras tendem a ocorrer no período da tarde, principalmente às sextas-feiras, sábados e domingos.

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