
Há cerca de um mês, o artista venezuelano Eduardo Jose Guarepe, de 64 anos, migrou para Boa Vista fugindo da crise que tem assolado o seu país há mais de dez anos. Artista plástico há 40 anos, ele tenta conseguir uma renda vendendo suas obras às margens da avenida General Sampaio, no bairro 13 de Setembro.
Eduardo Jose enfrenta dificuldades em Boa Vista, devido a falta de renda fixa. Com isso, ele tem não consegue criar novas pinturas pois os materiais que utiliza não suprem a necessidade.
“Deus me deu esse dom, eu pintava lá na Venezuela e vendia as pinturas em frente a um banco. Mas lá eu passava muita fome. Eu vim para o Brasil em busca de oportunidade, aqui as pessoas me acolheram e elogiam meu trabalho”, relatou o artista à FolhaBV.
Coladas no muro da escola estadual Maria das Dores Brasil, que fica no bairro 13 de Setembro, as pinturas do artista chamam atenção de quem passa. O artista também tenta ganhar a vida pintando placas e cartazes, além de fazer retratos de quem passa pelo local. Ele conta que está aprendendo o português por conta, para melhorar a comunicação com os clientes.
“Eu tinha cavaletes para os quadros, mas no abrigo onde eu moro não me deixaram entrar com eles, por conta do excesso de bagagens. Então eu tentei esconder em um ponto de ônibus mas me roubaram. Queria ajuda com materiais, pois os que eu tenho são poucos e já estão gastos”, relatou Eduardo.

O artista venezuelano tem procurado trabalhos com pintura, mas dificilmente encontra pois não tem materiais suficientes para realizar os serviços. Para aqueles que puderem ajudar Eduardo, seja com doações de materiais ou com atividades remuneradas na área de pintura, podem entrar em contato com ele através do número (95) 98429-7203.







Migração Venezuelana em Roraima
De acordo com o boletim de migração no Brasil, feito pelo Departamento de Migração do Ministério da Justiça e Segurança Pública, de janeiro a março deste de 2025 foram feitos 45.228 registros migratórios no Brasil.
O post Artista venezuelano transforma desafios em arte e ganha espaço nas ruas de Boa Vista apareceu primeiro em Folha BV.