
A evolução do cenário político roraimense e a atuação dos grupos que moldaram o poder local foram tema de debate na noite desta segunda-feira (28), no Auditório do CCH da Universidade Federal de Roraima (UFRR). O evento fez parte do ciclo de mesas redondas do projeto “Roraima 40 anos”, que analisa a história do estado desde sua criação.
O professor Dr. Getúlio Cruz, um dos debatedores, destacou durante o encontro “as dinâmicas de poder que construíram Roraima, desde os grupos tradicionais até as novas configurações políticas”.
O Dr. Pedro Cerino, diretor da Fundação de Amparo à Pesquisa de Roraima (FAPERR), apresentou um panorama histórico. “Fiz um estudo sobre a origem de Roraima, desde a Lusa, quer dizer, Portugal e Espanha, descobrimento do Brasil, a ocupação da Amazônia, Grão-Pará e Maranhão, depois Amazonas e até chegar no Estado. Pesquisamos os gestores, desde o Forte de São Joaquim até 1994, que foi a primeira legislatura”.
O professor Dr. Luís Munaro, coordenador do projeto e docente do curso de Jornalismo da UFRR, explicou a motivação da iniciativa: “Trouxemos as melhores cabeças para debater o futuro de Roraima. Precisamos entender o que é Roraima, como nasceu, como pode melhorar e em que direção deve seguir”.
Sobre o cenário político atual, Munaro fez uma reflexão. “O poder político, em geral, está preocupado em chegar ao poder. Os políticos se preocupam em alcançar o poder. E uma vez no poder, muitos não sabem o que fazer com ele. Nosso objetivo é abastecê-los com boas ideias para que ajudem a guiar nossa sociedade na melhor direção possível”.
O evento contou ainda com a participação de Octávio Gasparini, que trouxe diferentes perspectivas sobre o desenvolvimento político estadual.
O projeto “Roraima 40 anos” continuará com novos encontros, sempre com entrada gratuita. Os organizadores destacaram a importância de manter esse diálogo sobre o passado e futuro do estado.
O post Trajetória política de Roraima foi tema de mesa redonda na UFRR apareceu primeiro em Folha BV.