As obras de pavimentação da BR-285 no extremo sul catarinense, em Timbé do Sul, seguem avançando e impuseram uma nova organização nos horários de passagem para veículos. A informação foi detalhada pelo prefeito do município, Vilmar Mafioletti, o “Belinha”, em entrevista à Rádio Cidade em Dia.
Desde a última terça-feira (22), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) implementou horários diferenciados para o tráfego na localidade de Rocinha, no km 25 da rodovia em processo de pavimentação. Agora, a circulação de veículos está permitida das 6h às 7h30 da manhã e das 18h às 21h.
A mudança atende a uma solicitação dos agricultores da região, que têm uma produção significativa de brócolis e outras hortaliças, especialmente no inverno. Muitos deles dependem do transporte até câmaras frias localizadas em São José do Rosete e precisavam de mais flexibilidade nos deslocamentos. “Anteriormente, com a liberação do tráfego das 17h às 18h30, eles precisavam iniciar a jornada nas lavouras muito cedo. Agora, podem otimizar o trabalho e aproveitar essa nova janela de tempo para o transporte”, explicou Belinha.
Sobre o andamento das obras, o prefeito demonstrou otimismo. Ele destacou que as equipes estão concentradas na estabilização das encostas — uma etapa crucial antes da aplicação do asfalto. “Estão colocando contenção, placas de concreto, cortina metálica… tudo isso para garantir a segurança do trecho e evitar deslizamentos. Tenho acompanhado de perto, visito a obra semanalmente e converso com o engenheiro Augusto. Se o tempo ajudar, sem excesso de chuvas, a expectativa é de concluir em aproximadamente oito meses”, afirmou.
Apesar do cenário positivo, Belinha ressaltou que o cronograma ainda pode ser afetado pelas condições meteorológicas, especialmente com a aproximação do período de chuvas. Mesmo assim, ele se mostrou confiante: “A gente acredita que até o final do ano, ou no mais tardar em dezembro, o trecho catarinense da BR-285 estará todo pavimentado e liberado.”
Com a conclusão da pavimentação no lado de Santa Catarina, a prefeitura já projeta os impactos do aumento no fluxo de veículos, sobretudo de cargas, quando o trecho gaúcho também estiver concluído. “Estimamos um aumento significativo no tráfego, com a circulação de cerca de 300 a 300 e poucas carretas por dia assim que a parte do Rio Grande do Sul estiver pronta. Estamos nos preparando gradativamente para essa nova dinâmica”, destacou.
Por isso, segundo o prefeito, já estão em diálogo com o DNIT para federalizar a área do pórtico de acesso à BR-101, garantindo maior controle e segurança. “A rodovia vai transformar a logística da região. É um projeto que a gente tem que acompanhar com seriedade e planejamento”, concluiu.
The post Prefeito de Timbé do Sul atualiza obra da BR-285 appeared first on SCTODODIA.