Em um cenário de crescente competitividade mercadológica, a preservação da identidade e da exclusividade de uma marca torna-se basilar para assegurar o sucesso e longevidade de um negócio. Nesse contexto, o registro de marcas e patentes emerge como um recurso essencial para organizações. Necessário para desde as startups inovadoras até empresas de grande porte.

Conversamos com o CEO da maior empresa de registro de marcas e patentes do Brasil, Marcio Menegatti, para compreender a relevância desse processo e entender porque o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual), órgão brasileiro responsável pelo registro de marcas, tem apontado um crescimento neste setor.
Sua empresa, Província Marcas e Patentes, com mais de duas décadas de expertise, administra a proteção de marcas de renome como Lamborghini, CNA, Kapazi e Ruiz Coffees Brasil, entre outras, além de prestar serviços para personalidades, como Zé Neto & Cristiano, Fernando & Sorocaba e Larissa Manoela.
Para Menegatti, o primeiro passo para trabalhar o posicionamento de uma marca é a escolha do nome e o registro de marca representa não apenas a titularidade deste, mas a segurança de uma identidade empresarial. Segundo ele, o nome de uma marca deve exprimir sua essência, o que precisa ser resguardada. “Imagine investir em toda uma estratégia para consolidar sua marca e, por ausência de registro, alguém apropriar-se dela. É uma exposição à vulnerabilidade que o registro evita”.

O Logotipo é o símbolo visual da marca, enquanto o slogan é a frase curta que expressa sua promessa. O design de produto abrange a forma e características inovadoras, A embalagem, com apelo estético e diferencial competitivo, para garantir exclusividade visual. Constituem-se em ativos valiosos, protegíveis e fundamentais ao patrimônio intelectual da empresa.
Menegatti ressalta que a procedência de quem realiza o trabalho de registro é tão importante quanto o ato em si. A Província, reconhecida pela excelência e resultados incontestáveis, proporciona segurança e qualidade na gestão de marcas de grande envergadura. Com mais de trezentos colaboradores, quarenta filiais e uma clientela que ultrapassa trinta e cinco mil marcas, atendendo em mais de setenta países, a Província consolida-se como referência em propriedade intelectual em todo o território nacional.
Precisa registrar a sua marca? Registre com quem entende do assunto.



Marcio Menegatti, CEO de maior empresa de registro no país destaca impacto positivo da proteção