Halloween em Brasília movimenta o setor varejista com aumento de vendas

halloween2

Maiara Marinho
[email protected]

Varejistas de Brasília estão otimistas com as vendas para o Halloween, comemorado no dia 31 de outubro. Nessa época do ano, a reposição de estoque é semanal e as vendas batem recordes em comparação aos meses anteriores. Estima-se que o movimento siga assim até dezembro, com as comemorações de final de ano. A expectativa do setor é um aumento de 10% em relação ao ano anterior para o mês de outubro.

A data comemorativa acontece há dois séculos nos Estados Unidos e com o tempo se popularizou no mundo todo. No Brasil, o Dia das Bruxas, como também é conhecido, foi difundido nos últimos cinco anos, estima Paulo Milano, proprietário das lojas Armarinho Milano e diretor no Sindivarejista-DF. E, com isso, veio o aumento nas vendas que aqueceram o setor. “No ano passado, o Halloween chegou a superar as festas de junho”, comentou o empresário, que vê, no uso da internet pela geração Z, o reflexo desses resultados no mercado.

Para Sebastião Abritta, presidente do Sindivarejista-DF, “as celebrações de Halloween vêm ganhando cada vez mais adeptos, a cada ano, em Brasília. Impulsiona um movimento de consumo direcionado a alguns nichos do varejo, como fantasias, eventos, maquiagem”. Ele ainda afirma que este é um período de crescimento no faturamento do setor.

Em toda data comemorativa, a decoração é a peça-chave da propaganda. Na loja Império das Maquiagens, desde que colocaram as decorações na loja, a reposição dos produtos, feita semanalmente, triplicou. Para a gerente, Larissa, “nosso nicho de maquiagem é uma área que nesse período aumenta muito e o mês de outubro é um dos melhores para nosso faturamento”.

halloween1
Império das Maquiagens tem vendas triplicadas em outubro Foto: Maiara Marinho/JBr

Há pelo menos cinco anos investindo na data, a sócia-proprietária da Rede de Cosméticos, Marcella Nemetala, diz perceber um aumento nas vendas com o passar dos anos. “A procura vem aumentando, então nós iniciamos as vendas direcionadas para o tema já em setembro e é um período de muita reposição de maquiagens e acessórios”, relatou.

Gostosuras ou travessuras?

Para os consumidores, a data é um ótimo momento para confraternizar com amigos e familiares. “A gente reúne a família em casa e faz uma festa de halloween, vão os tios, os amigos próximos, os primos, aí a gente decora a casa, com guloseimas e todos vão fantasiados”, comentou Flávia . A consumidora estava acompanhada da mãe , queusa fantasia de bruxa todo ano. Já Nayla e Erminha buscavam por acessórios para caracterização para a festa no trabalho. “É uma comemoração que vale a pena fazer, pois é algo bem diferente”, disse Nayla.

halloween3
Nayla e Erminha, fantasiadas para a festa do trabalho, buscam por acessórios Foto: Maiara Marinho/JBr

Com o aumento da produção de conteúdo na internet e a popularização do acesso, as trends (ou tendências, em português) definem alguns hábitos de consumo. Clara, outra consumidora que conversou com o Jornal de Brasília, disse querer apostar na maquiagem de oncinha este ano, que está em alta nas redes sociais. No primeiro ano comemorando o Dia das Bruxas, Isis combinou uma saia de bruxa, um véu da noiva cadáver – personagem animado do cineasta Tim Burton -, e uma capa preta.

A data oficial do Halloween é no dia 31 de outubro, mas as comemorações se estendem até meados de novembro, por isso, o varejo seguirá mais algumas semanas realizando vendas para o tema.



Adicionar aos favoritos o Link permanente.